Informativo orienta gestores sobre adesão ao Sinter e geração do CIB
Assessoria de Comunicação da AMM
Associação Mineira de Municípios
A adesão ao sistema permite obtenção do Código Imobiliário Brasileiro, obrigatório nas operações com imóveis com a Reforma Tributária

O Conselho Técnico das Administrações Tributárias (CTAT) da Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou o Informativo 3/2026 (leia aqui), com orientações aos municípios sobre a adesão ao Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter).
O documento esclarece que a assinatura do convênio é o primeiro passo para a integração dos cadastros imobiliários e a geração do Código Imobiliário Brasileiro (CIB). A adesão pode ser feita mesmo se o município precisar atualizar dados, adaptar sistemas ou capacitar a equipe.
O informativo também apresenta os ambientes de testes e de produção disponibilizados pelo Sinter, além das principais orientações para acesso e habilitação dos usuários. A recomendação é que os municípios formalizem a adesão e avancem gradualmente nas demais etapas de integração.
A adesão ao sistema permite a obtenção do código CIB, que passa a ser obrigatório nas operações com imóveis com a Reforma Tributária. A falta de integração ao Sinter pode gerar perda de receita relacionada ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e às dificuldades legais para imóveis sem CIB.
Fonte: Agência CNM de Notícias
Assessor técnico Jurídico da AMM, Thiago Ferreira, WhatsApp (31) 2125-2400.






