AMM participa da cerimônia de assinatura de protocolos do ConSIM-MG
Assessoria de Comunicação da AMM
Associação Mineira de Municípios
Na cerimônia, foram assinados protocolos com três consórcios intermunicipais: CIMAMS, ICISMEP e CODANORTE

O superintendente da AMM, Lu Pereira, representou o presidente da entidade e prefeito de Iguatama, Lucas Vieira, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções ConSIM-MG e apresentação dos resultados do Projeto Rural Sustentável Cerrado em Minas Gerais, no dia 22 de setembro, no auditório do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Belo Horizonte.
Iniciativa do MAPA, o ConSIM é voltado à qualificação dos serviços municipais/consorciados de inspeção de produtos de origem animal, além de preparar novos estabelecimentos para adesão ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
“É grande a satisfação de estarmos reunidos para tratar de um tema tão importante para a saúde pública, a segurança dos alimentos e o desenvolvimento dos nossos municípios. Hoje, o ICISMEP, meu consórcio reúne 120 municípios consorciados, representando aproximadamente 5,5 milhões de pessoas. Com o SISBI-POA, os estabelecimentos que atenderem aos requisitos sanitários poderão ampliar a comercialização dos seus produtos para todo o território nacional”, reforçou o prefeito de Igarapé e presidente do Consórcio ICISMEP, Arnaldo Chaves.
O serviço de inspeção brasileiro de produtos de origem animal garante que alimentos como carnes, leite, ovos, mel e pescado cheguem à população dentro dos patrões higiênicos sanitários adequados. Ao mesmo tempo, a revitalização permite que produtores e agroindústrias saiam da informalidade e conquistem novos mercados, gerando emprego, renda e desenvolvimento.
Na cerimônia, foram assinados protocolos com três consórcios intermunicipais: CIMAMS, ICISMEP e CODANORTE, que representam 224 municípios mineiros.
Participaram da solenidade, o Secretário de Estado Adjunto de Agricultura do Estado de Minas Gerais, João Ricardo Albanez; Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais/Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Roberto Xavier Ribeiro; Ministro de Estado do Ministério da Agricultura e Pecuária, André Carlos Alves de Paula Filho; Superintendente da AMM, Lu Pereira; Diretor Técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes; e prefeito de Igarapé e presidente do Consórcio Icismep, Arnaldo Chaves; entre outras autoridades.

-1789580304095-108599860.webp)



