Home > Comunicação > Notícias > X Congresso Mineiro de Vereadores: representatividade feminina na política será destaque na programação do evento promovido pela AMM

X Congresso Mineiro de Vereadores: representatividade feminina na política será destaque na programação do evento promovido pela AMM

No próximo dia 8 de março, a Associação Mineira de Municípios (AMM) promove a décima edição do Congresso Mineiro de Vereadores, no Expominas, em Belo Horizonte. Por ser a data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a programação do evento será marcada por amplo ambiente de discussão sobre a necessidade de aumentar a presença feminina em todos os espaços de poder. O evento foi promovido pela AMM, dentro das ações do projeto Desenvolve Minas Gerais, em parceria com o SEBRAE.

O objetivo é a inserção das mulheres nos processos de governabilidade, dando voz a prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, secretárias municipais e demais mulheres envolvidas na gestão dos municípios brasileiros. “É fato que ainda há muito a caminhar quando o assunto é igualdade entre os gêneros e oportunidades na vida pública, mas a AMM quer atuar junto com as mulheres para que a representatividade feminina na política seja cada vez maior”, destaca o presidente da AMM, Julvan Lacerda.

Na abertura do evento, a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Nely Aquino, falará em nome de todas as vereadoras do Estado de Minas Gerais. Na programação, as mulheres terão ampla participação nos painéis e debates sobre a atuação do legislativo municipal e cases de sucesso.

No painel “O papel das Câmaras Municipais no desenvolvimento econômico dos municípios”, mediado pelo diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, os debates serão com a prefeita de Nepomuceno, diretora da AMM na região Sul, representante de Minas Gerais no Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), Iza Menezes; a presidente da Câmara Municipal de Pirajuba, Larissa Borges; a presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Prata, Caroline de Carvalho Castro; e a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski.

Outro destaque será a participação de uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro no Brasil, segundo a revista Forbes, Luciana Balbino, historiadora e consultora de turismo de base comunitária proprietária de Restaurante Rural Vó Maria, em Areia. Ela ministrará a palestra: “A importância da mulher na transformação da sociedade”. A empresária e especialista em comportamento e beleza feminina, Isis Rezende, também fará palestra abordando o empoderamento feminino.

“Com a baixa representatividade de mulheres na política, todos nós perdemos na qualidade da nossa democracia. Elas merecem e querem ocupar esse espaço, com total capacidade e interesse político. Estamos juntos por maior visibilidade das mulheres na política e onde elas quiserem estar. A presença de todas as vereadoras, prefeitas e servidoras públicas é fundamental no Congresso”, reforça, Julvan Lacerda, o convite para as parlamentares mineiras participarem do evento.

Conheça a programação completa e inscreva-se gratuitamente clicando aqui.