Home > Comunicação > Notícias > Webinário da AMM orientou gestores da Assistência Social sobre gestão e financiamento do SUAS

Webinário da AMM orientou gestores da Assistência Social sobre gestão e financiamento do SUAS

Mais de 350 gestores e servidores da Assistência Social participaram o “Webinário sobre Gestão e Financiamento do SUAS – Orientações iniciais”, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) nesta sexta-feira (11). A capacitação buscou orientar os participantes sobre a importância do planejamento na utilização dos recursos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), bem como otimizar sua gestão.

O presidente da AMM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, fez a abertura do evento e destacou a importância da capacitação dos gestores da área sobre o assunto, para que eles possam utilizar os recursos que chegam de forma otimizada e planejada. “Por isso é importante esse tipo de capacitação. A utilização dos recursos de forma consciente e planejada pode fazer com que as prefeituras consigam prestar um melhor serviço à população”, disse.

Para passar as informações aos participantes, o evento contou com a presença de três especialistas na área, as palestrantes: Mariana de Resende Franco, Subsecretária de Assistência Social; Rosilene de Fátima Teixeira de Oliveira, Diretora de Gestão Descentralizada e Regulação do SUAS; e Suzanne Cristina Horta Silva, Diretora de Vigilância Socioassistencial. A mediadora foi a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Jéssica Araújo.

Os principais assuntos abordados foram: modelo de financiamento do SUAS; Componentes de Financiamento; Recursos emergenciais e reprogramação, planejamento no âmbito da Assistência Social: Plano de Assistência Social; Relação entre o Plano Plurianuais e os Planos de Assistência Social.