Home > Comunicação > Notícias > Vice-presidente da AMM participa de encontro sobre a revitalização do Rio Araçuaí

Vice-presidente da AMM participa de encontro sobre a revitalização do Rio Araçuaí

O terceiro vice-presidente da AMM e prefeito de Ponto dos Volantes, Leandro Santana, representou o presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, no I Encontro do Marco Regulatório do Saneamento Básico e revitalização do Rio Araçuaí, no dia 25, na Câmara Municipal de Araçuaí.

Aproximadamente 250 pessoas participaram do encontro, que contou com a presença de deputados, prefeitos, vereadores, estudantes, professores, donas de casa, representantes de movimentos sociais e de órgãos governamentais como a  Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), COPASA, COPANOR , Funasa, UFVJM, IDENE  e Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Denocs).

As autoridades presentes discutiram a situação do Rio Araçuaí, que passa por 19 municípios e abastece 23 cidades. É um dos principais afluentes do Rio Jequitinhonha e, em várias localidades da região, a população vive o dilema do racionamento de água, principalmente na zona rural.

No encontro, foi apresentado, também, o projeto do marco regulatório (Lei 3261/19), que estabelece novo conjunto de regras para o saneamento básico no Brasil e abre caminho para a iniciativa privada explorar esses serviços, estimulando a livre concorrência para empresas prestadoras de serviços de água e esgoto.

Foto/legenda: prefeitos das cidades afetadas pela degradação do rio Araçuaí marcaram presença.

Fonte: Gazeta de Araçuaí. Foto: Mário Santos.