Home > Comunicação > Notícias > Vice-presidente da AMM participa da abertura do II Encontro Mineiro dos Gestores Municipais de Assistência Social

Vice-presidente da AMM participa da abertura do II Encontro Mineiro dos Gestores Municipais de Assistência Social

Para reafirmar a parceria e apoiar as ações do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social de Minas Gerais (Cogemas-MG), o 1º vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, participou da abertura do II Encontro Mineiro dos Gestores Municipais da Assistência Social, em Belo Horizonte. A reunião aconteceu na PUC Minas, em Belo Horizonte e reuniu cerca 250 pessoas, de 160 municípios de Minas Gerais.

Em sua fala, Rui Ramos destacou que a AMM está junto com o Cogemas para cobrar os repasses atrasados do setor. “A AMM tem se mobilizado sim para que esses repasses cheguem aos municípios. O presidente Julvan esteve, recentemente em Brasília, em reunião com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e foi sinalizado que iriam liberar os recursos de 2019 em novembro”, disse.

Além disso, ele também explicou que as dívidas dos convênios não foram judicializadas e não entraram no acordo formalizado entre AMM e Estado, pois as parcelas dos convênios de saúde, educação e assistência social, por não serem repasses constitucionais e sim pactuações, poderiam virar precatório. “Foi uma recomendação do Tribunal de Justiça, pois, como era um acordo judicial, que fosse só em relação aos processos que já existiam, que eram os repasses do ICMS e do Fundeb”.

A mesa de abertura foi marcada técnica, ética e politicamente em defesa do SUAS, da Seguridade Social, do financiamento público de corresponsabilidade dos entes federados e, da democracia participativa, com destaque pela garantia da realização da XIII Conferência Estadual de Assistência Social e da importante contribuição de todos para que MG esteja representada na Conferência Nacional Democrática de Assistência Social que acontecerá em Brasília, nos dias 25 e 26 de novembro.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura: o Presidente do Cogemas/MG, José Crus; o Deputado Estadual André Quintão (Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Suas de Minas Gerais); a Subsecretária de Estado da Assistência Social, Sra. Janaína Reis do Nascimento; a Sra. Regina (PUC/MG); Sra. Marcia Mansur (Frente Mineira em Defesa do Suas); e, o Prefeito Rui Ramos, de Pirajuba (1º Vice-presidente da AMM).