Home > Comunicação > Notícias > Valora Minas vai investir na ampliação do acesso aos serviços hospitalares no Estado

Valora Minas vai investir na ampliação do acesso aos serviços hospitalares no Estado

Projeto visa desburocratizar repasse de recursos e melhorar o atendimento aos usuários do SUS; oficinas de implantação começam em 29/06

Foi promovido nesta segunda-feira (21/6), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o evento que marcou o início das oficinas de implantação da nova Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, que vai destinar R$ 1 bilhão em recursos para investimento estadual no complexo hospitalar de Minas, sendo a política pública com o maior financiamento do Estado.

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços hospitalares do Governo do Estado, melhorar a qualidade do atendimento nessas instituições, agilizar respostas às necessidades em saúde da população mineira, além de desburocratizar e dar mais eficiência à alocação de recursos.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e aprovado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de setembro de 2020, o Valora Minas representa a reestruturação da antiga Política de Atenção Hospitalar, vigente desde 2003.

Rede Hospitalar em Minas

Atualmente, Minas Gerais possui 480 estabelecimentos hospitalares que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total, considerando os recursos estaduais investidos, 227 instituições estão vinculadas a algum programa estadual e, portanto, recebem recursos do Tesouro. Entretanto, cada um dos programas possui indicadores e instrumentos de repasse próprios, o que dificulta a formação de uma visão sistêmica do montante repassado, do resultado social e assistencial do investimento e, consequentemente, da gestão de recursos.

A estrutura proposta pelo Valora Minas leva em consideração as necessidades da população, corrigindo disparidades na alocação de recursos entre as regiões e impasses metodológicos para mensurar a eficiência do investimento.

Diretora de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência, Monique Félix destaca que a complexidade do sistema hospitalar do estado reforça a necessidade de avaliar permanentemente os recursos investidos por meio de monitoramento, mensuração dos resultados e análise de impactos das políticas públicas.

Oficinas

As oficinas de implantação do programa, que começam a partir do dia 29 de junho nas macrorregiões de saúde do estado, contarão com a participação de representantes do nível central da SES-MG, das Unidades Regionais de Saúde e de gestores municipais. Por meio dos encontros, serão definidos os beneficiários do Valora Minas e o montante alocado, otimizando a organização da assistência em saúde.

O evento contou com a presença do governador Romeu Zema e do secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Fonte: Agência Minas

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.