Home > Comunicação > Notícias > Vacina contra influenza: procura nos postos é baixa para maior parte dos grupos em todo o Estado

Vacina contra influenza: procura nos postos é baixa para maior parte dos grupos em todo o Estado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), apresenta baixa adesão na maior parte dos grupos prioritários, em âmbito nacional, estadual e também nos 39 municípios da abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, que representam mais de um quarto da população mineira.

A vacina contra a gripe (Influenza) previne complicações, óbitos e consequências que incidem sobre os serviços de saúde decorrentes da doença, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19, facilitando o diagnóstico.

A meta de 90% foi obtida nos grupos de puérperas e crianças em 11 e 8 municípios, respectivamente, da Regional de Belo Horizonte. Os menores índices, até o momento, são nos grupos de gestantes e trabalhadores de saúde, com 52,77% e 38,36% de cobertura vacinal.

Este panorama também é encontrado em relação aos dados estaduais. Apenas 20,5% da população-alvo foi vacinada com destaque positivo para os grupos puérperas e crianças, enquanto os grupos com menor busca pela vacinação são gestantes e trabalhadores da saúde com 46,9 e 38,6%. Nacionalmente, a tendência é a mesma com maior busca nos grupos puérperas e crianças.

Influenza e Covid-19 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta em seu portal https://www.saude.mg.gov.br/gripe alguns esclarecimentos em relação à vacinação contra a influenza e à covid-19:

  • Caso o cidadão ou cidadã esteja com diagnóstico ou com suspeita de covid-19, é preciso adiar a vacinação até a recuperação total ou pelo menos, 28 dias após o início dos sintomas ou do teste positivo para o novo coronavírus, caso seja assintomático.
  • Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Ou seja, se tomar a vacina contra a influenza, espere 14 dias para tomar a da covid-19. Se tomar primeiro a da covid-19, 1ª ou 2ª dose, espere mais 14 dias para tomar a da influenza.
  • Após os 14 dias, se pertencer a um dos grupos prioritários que já foi vacinado contra a covid-19, mas perdeu a data do seu grupo de vacinação contra a Gripe (Influenza), deve ir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para receber a vacina contra Gripe (Influenza). Leve o cartão de vacinação.

Fonte: SES-MG.

Mais informações na SES-MG – (031)3916-0585 acs@saude.mg.gov.br e com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.