Home > Comunicação > Notícias > Ubá sedia último encontro do fortalecimento do Controle Interno do TCEMG; AMM apoiou série de capacitações

Ubá sedia último encontro do fortalecimento do Controle Interno do TCEMG; AMM apoiou série de capacitações

A cidade de Ubá, na Zona da Mata mineira, realizou nesta quarta-feira (17) o quinto, e último, evento presencial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) voltado ao Fortalecimento do Controle Interno no apoio à gestão pública do ano, projeto  do TCEMG em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública que levou capacitação e o conhecimento essencial e necessário aos agentes das controladorias dos municípios mineiros.

O auditório da Câmara municipal de Ubá recebeu  cerca de 100 participantes, vindos de 39 cidades da região. A realização deste evento completa o ciclo de caravanas que visitou os municípios de Curvelo, Teófilo Otoni, Pouso Alegre e Uberaba, além dos cinco eventos virtuais direcionados ao Controle Interno dos Municípios.

O prefeito da cidade, Edson Teixeira Filho, representou a Associação Mineira de Municípios (AMM) no evento e agradeceu a visita do Tribunal de Contas, ressaltando que “o controle interno é como um espelho da prefeitura, quanto mais nítido e transparente for seu trabalho, melhor para a gestão pública.”

Na abertura do evento, o chefe de gabinete da presidência, Carlos Alberto Pavan, que representou o presidente Mauri Torres, falou sobre as transformações sofridas no cotidiano das pessoas em decorrência da pandemia e das adaptações que foram necessárias para o atendimento das demandas. Ele ressaltou que a sociedade  também se tornou mais exigente, principalmente, quanto a qualidade dos serviços públicos ofertados, afirmou que “a sociedade exige que os recursos financeiros sejam investidos da melhor forma possível”. Pavan  reconheceu que os controladores são fundamentais para uma gestão pública eficiente e eficaz, razão pela qual o TCEMG tem investido tanta energia na capacitação destes agentes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Reis, afirmou em seu discurso de boas vindas que este treinamento vai ser um instrumento para maior transparência e eficiência para a gestão pública e que o cidadão merece esta transparência dos recursos públicos.

Na primeira palestra, a diretora Naila Mourthé, da Escola de Contas do TCEMG, convidou o público para agir como multiplicadores dos conteúdos apresentados neste treinamento. E, ao apresentar o aplicativo Na Ponta do Lápis, disse que precisamos criar a sinergia entre os controles interno, externo e social para alcançarmos uma evolução na Educação. Logo após, foi a vez do gerente do Projeto Fortalecimento do Controle, Paulo Vicente Guimarães, falar sobre a importância dos aplicativos Lupa de Minas e Fiscalizando com o TCE, para o controle social e  do uso destas ferramentas como fonte informações para gerenciamento de políticas públicas. Paulo ressaltou a relevância da inserção das informações corretas no Sicom (Sistema informatizado de contas dos municípios) que alimenta estes aplicativos.

Ainda no horário da manhã, Sandro Miguez, analista de Controle externo do TCEMG, apresentou os recursos e possibilidades do Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas (Sisop); e Edina Mota mostrou aos controladores municipais as funcionalidades  do Sistema Informatizado de Contas (Sicom) e a importância dos relatórios deste sistema.

No turno da tarde, os controladores municipais aprenderam com o coordenador de Análise de Contas dos Governos Municipais, José Clemente dos Santos, sobre a Elaboração do Relatório de Controle Interno para Prestação de Contas Anual.  E o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios – CAPMG, apresentado pela coordenadora de Fiscalização de Atos de Pessoal do TCEMG, Ana Paula Gonçalves.
.