Home > Comunicação > Notícias > TCU promove diálogo público “Compras Públicas de Inovação” no dia 31 de março

TCU promove diálogo público “Compras Públicas de Inovação” no dia 31 de março

Evento vai abordar contratação pública de soluções inovadoras e terá transmissão pelo YouTube

O Tribunal de Contas da União, em parceria com os Ministérios da Economia e de Ciência, Tecnologia e Inovações, promove, no dia 31 de março, às 10h, o Diálogo Público “Compras Públicas de Inovação”. O evento é uma iniciativa do Programa TCU+Cidades e terá transmissão pelo canal oficial do TCU no YouTube. Os participantes poderão apresentar perguntas por meio do chat da plataforma.

Um dos objetivos do encontro é explorar novidades trazidas pelo Marco Legal de Startups, com destaque para o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI). Também pretende integrar as visões da gestão pública municipal e do controle externo sobre o tema e apresentar a Jornada do CPSI, um produto elaborado em parceria entre o Laboratório de Inovação e Coparticipação do TCU (coLAB-i) e o Instituto Tellus.

O evento será dividido em três partes. Na primeira, o TCU e o Instituto Tellus, responsáveis pela criação da Jornada do CPSI, farão a abertura do evento e falarão brevemente a respeito do projeto que fizeram em parceria e que deu origem à Jornada do CPSI.

Em um segundo momento, palestras técnicas serão proferidas por especialistas. Serão abordados os seguintes temas: importância da inovação para as políticas públicas, o CPSI como instrumento de estímulo à inovação, jornada do CPSI e a visão do controle sobre o CPSI.

Por fim, haverá a apresentação de um case da cidade de Recife sobre a sua experiência com o CPSI. Dessa forma, os participantes serão apresentados a pontos cruciais do CPSI, terão a oportunidade de ouvir a opinião do controle, conhecer uma experiência municipal com o CPSI e de experimentá-lo na prática por meio da Jornada do CPSI.

Jornada de CPSI

O TCU, por meio de seu Laboratório de Inovação e Coparticipação (coLAB-i), e o Instituto Tellus uniram esforços para lançar, em março de 2022, a Jornada do CPSI, que é o primeiro produto decorrente de acordo de cooperação firmado entre as duas instituições. Outros produtos virão e outros parceiros se unirão a essa iniciativa.

O objetivo é apoiar o gestor público e todos aqueles atores interessados na compra pública de inovação. A Jornada de CPSI foi construída a várias mãos (gestores públicos, especialistas, controle, entre outros) e tem uma abordagem didática e prática, que preza pela autonomia de quem irá utilizá-la. Para acessá-la, visite o portal do coLAB-i/TCU.

Sobre o TCU+Cidades

O TCU+Cidades foi lançado em março de 2021, com o objetivo de contribuir com a qualificação dos gestores municipais e atuar na prevenção de falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos.

Ao longo de 2021, milhares de gestores públicos acompanharam os diálogos públicos que debateram os desafios, as oportunidades e as possibilidades de solução relacionados a temas como obras públicas, gestão da pandemia, responsabilidade fiscal, aquisições de TI e prestação de contas. Em 2022, o primeiro Diálogo Público tratou das trilhas de compras públicas, elaboradas pelo TCU em parceria com o governo de Minas Gerais.

Clique aqui para se inscrever.

Mais informações no atendimento ao cidadão: e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

A transmissão do evento será pelo canal oficial do TCU no YouTube (clique aqui).