Home > CQGP > Sistema de Controle Interno Municipal foi tema de curso do CQGP

Sistema de Controle Interno Municipal foi tema de curso do CQGP

Servidores públicos das diferentes regiões do Estado participaram do curso “Sistema de Controle Interno Municipal: Módulo I”, promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 13 e 14 de junho, na sede da entidade, em Belo Horizonte.   

Na pauta do curso, estavam temas como a Disciplina Constitucional, Disciplina legal, Disciplina normativa do Tribunal de Contas Estadual, em especial a DN n. 002/2016; Gestão Orçamentária e Financeira, Contábil e de Obras e Serviços de Engenharia; Gestão dos recursos da Educação, da Saúde e da Assistência Social; Controle Interno X Controle Externo. 

A professora do curso, a advogada e especialista em Direito Público, Priscila Viana, salienta que esta turma teve perfil diferente ao apresentar o formato ideal do Controle Interno. “Eu ministro este curso na AMM há quase nove anos e, desta vez, surpreendi-me positivamente, por haver representantes de municípios que têm o Sistema de Controle Interno implantado, conforme a metodologia que ensinamos aqui. Dessa forma, eles conseguem testemunhar que é possível fazer o que a gente ensina.”  

Priscila destaca, ainda, que “às vezes as pessoas acham difícil o controle por demandar mudança de cultura e forma de trabalhar. Quando a equipe começa a estabelecer alguns pontos específicos de controle, sobra dinheiro, porque não se gasta tanto para contratar serviços e comprar insumos. Com o controle, compra-se produto de melhor qualidade por valor mais baixo”.  

Os participantes do curso ressaltaram a qualidade da didática adotada pela professora e a estrutura da AMM para o curso. A servidora pública Christiane de Souza Matos, advogada da prefeitura de Jequitibá, avaliou o curso com nota máxima. “Foi excelente. O primeiro curso que fiz aqui e a avaliação é a melhor possível; eu gostei bastante, e pretendo voltar várias vezes. O prefeito Humberto me orientou a vir para me qualificar e compor a comissão de controle interno. Tive muita informação, até do dia a dia da prefeitura, dúvidas que a gente tinha na rotina, e que foram sanadas; realmente superou as minhas expectativas”, concluiu.  

Saiba mais na cobertura da AMMTV (aqui) e sobre os cursos do CQGP da AMM (aqui).