Home > ÁREAS TÉCNICAS > Contábil e Tributário > Contabilidade pública > Notícias - Contabilidade Pública > Siconfi disponibiliza novo modelo de assinatura digital

Siconfi disponibiliza novo modelo de assinatura digital

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) finalizou o desenvolvimento de uma nova solução para assinatura digital no Siconfi. O mecanismo confere maior segurança e estabilidade ao procedimento de assinatura de documentos.

A providência se fez necessária devido à descontinuação do plug-in utilizado para assinatura com certificado digital causada por mudanças no padrão de segurança de alguns navegadores que não permitem mais a execução de Applets Java.

Um plug-in ou módulo de extensão é um programa de computador usado com finalidade de adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica.

Em passado recente, muitos plug-ins para assinatura digital foram desenvolvidos utilizando o antigo protocolo chamado NPAPI. Mas, atualmente, poucos sites no mundo utilizam-se ainda daqueles plug-ins, dado que, frequentemente, é apontado como fator de aumento de riscos de segurança para os websites.

O novo mecanismo de assinatura está disponível e abrange todas as funcionalidades que exigem assinatura com certificado digital.

Mais informações no passo a passo do Assinador de documentos.

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional.

Publicado em 5 de janeiro de 2017.