Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Seminário de Governança começa na quinta-feira em Capitólio (MG)

Seminário de Governança começa na quinta-feira em Capitólio (MG)

O município de Capitólio, na região sudoeste de Minas Gerais, será sede do I Seminário Nacional de Governança para o Turismo, que começa na próxima quinta-feira, 11 de julho. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1° vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, reforça a importância da participação dos prefeitos mineiros no evento.  

Com 600 entes brasileiros confirmados, o evento municipalista é considerado um dos mais importantes do ano, por estimular debates referentes aos desafios para o desenvolvimento sustentável nos municípios e a implementação das atividades turística como fonte de receita e geração de emprego.  

“O Turismo representa um dos principais condutores de desenvolvimento sustentável de uma cidade. A governança para essa área é uma forma de alavancar receitas e diminuir as dificuldades enfrentadas pela gestão municipal. Dos mais de cinco mil municípios filiados à CNM em todos os estados, 2.960 são participantes do Mapa do Turismo Brasileiro, sendo 328 regiões turísticas. Minas Gerais possui 555 cidades com vocação turística. Por isso, a força dessa representação e da governança para o Turismo serão intensificadas em Capitólio”, destacou o presidente da CNM, Glademir Aroldi. 

Podem participar prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e outros agentes municipalistas. Com uma programação vasta, ministros, deputados, senadores, prefeitos e outras autoridades irão se juntar a especialistas renomados de instituições ligadas ao turismo para detalhar assuntos como o potencial do turismo brasileiro, estratégias de divulgação, governança em políticas públicas, marketing turístico, captação de investimentos além do Patrimônio Cultural e Natural. 

O evento ainda conta com cerca de 20 apresentações culturais e a Feira de Negócios Turísticos Destino do Brasil – Edição Minas Gerais. No último dia do Seminário, está prevista uma visita técnica aos principais roteiros turísticos da cidade anfitriã de encontro. As contribuições dos participantes apresentadas nas palestras irão fazer parte de uma Carta que vai reunir reivindicações municipalistas. Esse documento será entregue às autoridades competentes. 

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo é promovido pela CNM em parceria com a AMM e a prefeitura de Capitólio. Também conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas, gratuitamente, no hotsite do evento (clique aqui).