Home > Comunicação > Notícias > Seminário Antes do Voto debate pré-campanha e propaganda antecipada

Seminário Antes do Voto debate pré-campanha e propaganda antecipada

As principais questões sobre pré-campanha eleitoral e propaganda antecipada foram abordadas na manhã desta segunda-feira (13), durante a segunda edição online do seminário Antes do Voto, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (EJEMG), do TREMG, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). Especialistas no assunto e representantes do TRE participaram do debate para orientar melhor os futuros candidatos e suas equipes.

Foi um consenso geral entre os participantes a importância que as mídias sociais digitais terão nas campanhas eleitorais municipais neste ano, e que, atualmente, para se falar sobre propaganda eleitoral, é imprescindível conhecimentos sobre direito, tecnologia, computação e marketing digital.

O seminário contou com a participação do advogado Delmiro Campos, desembargador eleitoral do TRE/PE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral de PE (2017/2020) e Membro da Comissão de Estudos Legislativos da Reforma Política do Conselho Federal da OAB; Alexandre Coura (servidor TRE-RS) e da mediadora Cassiana Viana (servidora TRE-MG).

Com caráter informativo, o projeto Antes do Voto trata de temas eleitorais de interesse de diversos atores do processo eleitoral, como candidatos(as), dirigentes partidários, advogados(as), contadores(as), jornalistas, policiais militares e políticos(as), de maneira geral. O objetivo é capacitar esses atores para que participem, de forma segura e preparada, do processo eleitoral municipal de 2020.

Neste ano as edições do seminário serão totalmente online, respeitando as orientações para este período de isolamento social. As palestras acontecem de 6 de julho a 31 de agosto nos canais da AMMTV (aqui) e do Facebook da AMM (aqui). A próxima edição acontece na próxima segunda-feira, 20 de julho, e tratará sobre as condutas vedadas durante o período eleitoral.

Antes do Voto

Lançado em novembro de 2015 e executado pela primeira vez em 2016, o seminário sempre ocorreu em anos eleitorais, exclusivamente em Belo Horizonte. A parceria estabelecida com a AMM viabilizou a interiorização do projeto neste ano de eleições municipais. No primeiro semestre, o projeto capacitou gestores, servidores públicos e demais interessados nos municípios de Uberaba, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre.

Confira a programação completa: