Home > Comunicação > Notícias > Semana é marcada por segunda rodada de reuniões com gestores municipais para apresentação do projeto Mãos Dadas

Semana é marcada por segunda rodada de reuniões com gestores municipais para apresentação do projeto Mãos Dadas

A intenção é que o projeto traga a possibilidade da aproximação das decisões pedagógicas e administrativas do município focadas nas verdadeiras necessidades dos alunos de anos iniciais

Ao longo desta semana, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) organizou a segunda rodada de reuniões virtuais com prefeituras mineiras para apresentação do projeto Mãos Dadas. Participaram dos encontros a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, servidores da SEE/MG, que acompanham a implementação da iniciativa, e a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, representando a Associação Mineira de Municípios.

A segunda semana de reuniões contou com a participação de municípios das Superintendências Regionais de Ensino de Diamantina, Araçuaí, Divinópolis e das Metropolitanas A, B e C. Foram convidados gestores dos municípios que têm a capacidade de ampliação da oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares.

No encontro virtual, a secretária Julia Sant’Anna destacou os benefícios que o projeto irá trazer para o atendimento educacional nos municípios. “O projeto vem adicionando um apoio técnico e pedagógico aos municípios que fizerem a adesão. Além disso, o aporte de recursos considera a questão de infraestrutura local”, afirmou.

Outro ponto destacado pela secretária foi referente ao levantamento de informações feito pela SEE/MG para dar suporte aos gestores municipais. “Elaboramos um material muito completo para que possamos avançar de uma maneira muito segura e tranquila”.

Após os encontros virtuais, os prefeitos irão alinhar com os superintendentes regionais de ensino momentos de conversa para conhecerem ainda mais detalhes do projeto Mãos Dadas.

O projeto

A iniciativa que foi lançada, no início do mês de março, pelo Governador Romeu Zema e a secretária Julia Sant’Anna, com a presença do presidente da AMM, Julvan Lacerda, pretende, a partir do apoio e incentivo, que os municípios mineiros ampliem a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa ampliação contará com o apoio do Estado para viabilizar a transição. Os recursos para o apoio aos municípios já estão assegurados. Serão investidos mais de R$ 500 milhões no projeto.

O suporte também se estende para a parte pedagógica. A intenção é que o projeto traga a possibilidade da aproximação das decisões pedagógicas e administrativas do município focadas nas verdadeiras necessidades dos alunos de anos iniciais, criando uma unidade pedagógica no ciclo da infância.

Mais informações com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199.