Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Selecionados os finalistas do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da AMM

Selecionados os finalistas do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da AMM

Com recorde de inscritos e alta qualidade técnica das práticas apresentadas, a etapa de seleção dos projetos do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal foi encerrada nesta quarta-feira (27). A comissão de avaliação da premiação, promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), analisou os 119 projetos inscritos, de 65 municípios, nesta edição de 2019. Como prevê o edital, três projetos de cada eixo são selecionados, sendo nove se classificando para a etapa final.

De acordo com a equipe técnica responsável pela seleção dos inscritos, “a avaliação é de uma prática inovadora e de sucesso e não da gestão municipal como um todo. Destacamos, ainda, que a avaliação foi feita de forma conjunta com os parceiros de cada eixo”.

Neste ano, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da AMM englobou três eixos temáticos: Gestão da Saúde, Gestão Administrativa e Gestão da Assistência Social. Cada prefeitura mineira inscrita pôde concorrer com práticas em todos os eixos temáticos apresentados. Esta edição foi recorde o número de projetos inscritos (119).

Os finalistas

Eixo Gestão da Saúde

  • Coronel Fabriciano – Corujão da Saúde.
  • Guidoval – Vida Saudável.
  • Uberaba – Farmácia Solidária – Acesso a Medicamentos, Cidadania, Proteção Ambiental e Economicidade.

Parceiro: Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – Cosems/MG.

Eixo Gestão Administrativa

Itabira ؘ–  Itabirahub – 1º Coworking Público do Sudeste do País.

Ouro Branco – Aplicativo Interativo de Ouvidoria Municipal: O Gabinete do Prefeito ao Alcance de Todos.

São Sebastião da Bela Vista – Programa Municipal Bela Vista Crescendo com Você.

Parceiro: Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado De Minas Gerais – TCEMG.

Eixo Gestão da Assistência Social

Andradas – Projeto Colcha de Retalhos.

Governador Valadares – Colônia de Férias na Praça.

São Geraldo – Nutrindo Esperança.

Parceiro: Sedese e Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

Na segunda etapa da avaliação dos concorrentes ao Prêmio, a equipe visitará os municípios selecionados no período de 1º a 30 de abril, para avaliação dos projetos nos municípios em que estão sendo executadas as ações. Nas visitas, a comissão avalia a prática do projeto inscrito, a relevância social da ação, entre outros quesitos discriminados no edital.

Sobre o Prêmio

As prefeituras de Minas Gerais que inscrevem suas iniciativas inovadoras no Prêmio garantem reconhecimento e se tornam exemplos para outras cidades. Promovido pela AMM, a premiação está na nona edição e tem como objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de experiências modernas e inovadoras.

O Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo para o desenvolvimento municipal. “Queremos promover nova cultura, que servirá como base de uma gestão pública voltada para resultados, ampliando a consciência de que é possível empreender no âmbito da gestão pública municipal”, ressaltou o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Os vencedores de cada eixo serão conhecidos no 36º Congresso Mineiro de Municípios, no dia 14 de maio, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Durante o Congresso, os nove finalistas terão espaços exclusivos para exposição de suas práticas. Saiba mais aqui.

A equipe da AMM entrará em contato com os municípios selecionados para agendamento das visitas técnicas.

Publicado em 28 de março de 2019.