Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Segundo FPM do ano entrou nas contas dos municípios na última sexta

Segundo FPM do ano entrou nas contas dos municípios na última sexta

Conforme estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor do segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do ano, que entrou nos cofres municipais no dia 18, foi 6,14% maior que o montante repassado no mesmo período do ano anterior, em termos nominais – sem considerar os efeitos da inflação.

A soma das duas transferências deste ano apresenta crescimento de 15,61%, em comparação com os dois primeiros repasses de 2018. O montante partilhado foi de R$ 4,7 e R$ 5,5 bilhões, em 2018 e 2019, respectivamente. Quando se considera a inflação do período, o resultado positivo do acumulado do ano foi de 11,76%.

Historicamente, os três primeiros meses de repasses do FPM no ano representam os maiores montantes para os governos municipais. Como as transferências não são simétricas, o conselho aos gestores municipais é de que façam seus planejamentos, com atenção, e a reestruturação dos compromissos financeiros, para ser possível o fechamento das contas ao final de cada mês.

Fonte: Agência CNM de Notícias.

Publicado em 23 de janeiro de 2019.