Home > Comunicação > Notícias > Secult sensibiliza candidatos às eleições de 2020 sobre a importância do fomento ao turismo

Secult sensibiliza candidatos às eleições de 2020 sobre a importância do fomento ao turismo

A importância do turismo para o desenvolvimento e retomada econômica dos municípios é o tema central do material elaborado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) para sensibilizar os candidatos ao pleito de 2020 no estado sobre a continuidade das políticas públicas para o setor.

Com o título de “O Turismo e sua importância para o desenvolvimento municipal e regional”, o documento reúne propostas para fomentar o setor em Minas Gerais e sugestões de inclusão do Turismo nos planos de governo municipais.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, os setores do Turismo e da Cultura têm papel fundamental na retomada econômica dos municípios e do Estado como um todo, sobretudo por movimentar a economia criativa e pela capacidade de gerar emprego e renda em seus mais variados segmentos.

“A continuação das políticas públicas para o turismo e a cultura, assim como o fortalecimento das secretarias e órgãos públicos ligados a esses setores, são de suma importância, pois permitem dar sequência aos projetos, fomentar as atividades e, dessa forma, incentivar e valorizar toda a cadeia produtiva. Acreditamos que essa continuidade e fortalecimento são o caminho para o desenvolvimento estratégico da cadeia produtiva do Turismo e da Cultura em nosso estado. Por isso, enviamos esse material propositivo com sugestão de inclusão do Turismo nos planos de governos municipais. A Secult-MG reforça que está à disposição para o diálogo e a interlocução com outras áreas do Governo do Estado em busca de parcerias, que ampliam as possibilidades de aporte de recursos, de estímulo; ao lado de políticas públicas bem fundamentadas e abrangentes, contribuindo para a ativação da economia criativa e para o fortalecimento e a retomada de trabalho e renda em Minas Gerais”, explicou o secretário.

Entre os temas abordados no material elaborado pela Secult estão a relevância econômica do turismo em Minas Gerais, com informações sobre fluxo de turistas e geração de emprego e renda; a Política Estadual de Turismo, que regulamenta e fomenta a atividade no Estado é coordenada pela pasta; e premissas para desenvolver o turismo nos municípios, como Conselho Municipal de Turismo, Lei Municipal de Turismo, Órgão Municipal de Turismo e profissionalização do setor. Além disso, o documento abrange os programas da Secult para desenvolvimento do setor e fala sobre as limitações e possibilidades diante de uma troca de gestão.

O documento “O Turismo e sua importância para o desenvolvimento municipal e regional” pode ser acessado AQUI.

Fonte:SECULT MG