Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > Secult promove treinamento para conselheiros culturais com o objetivo de capacitar profissionais do setor em Minas

Secult promove treinamento para conselheiros culturais com o objetivo de capacitar profissionais do setor em Minas

Com o objetivo de capacitar os profissionais da cultura em Minas e promover uma constante qualificação do setor, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Economia Criativa da Superintendência de Fomento Cultura, Economia Criativa e Gastronomia, promove atividades formativas voltadas para a participação social em Minas Gerais. De 19 a 23 de junho, conselheiros culturais, gestores e demais profissionais ligados ao setor poderão participar de treinamentos regionalizados em ambiente virtual.

As inscrições são gratuitas. O treinamento tem carga horária total de 4 horas/aula, das 19h às 22h, e as turmas serão organizadas de acordo com as Regiões Intermediárias de Minas Gerais, como Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Varginha entre outras. Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas disponibilizadas para cada formação.

A iniciativa é realizada em ambiente virtual na plataforma Zoom, no formato de videoconferência, e está com as inscrições abertas para todas as regiões intermediárias de Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas neste link. As datas podem ser consultadas AQUIO próximo treinamento vai contemplar a Região Intermediária de Varginha. O encontro virtual será realizado na quinta-feira (26/5), das 19h às 22h. Mais informações podem ser acessadas em nosso site.

Confira AQUI o tutorial de acesso ao Zoom.

Os treinamentos foram elaborados para atender às demandas encaminhadas à Secult por meio de conselheiros culturais, nas esferas estadual e municipal, durante o processo de operacionalização da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. O objetivo é capacitar os profissionais da cultura em Minas e promover uma constante qualificação do setor.

Confira AQUI  a relação dos municípios que compõem as Regiões Intermediárias de Minas Gerais. 

Jornada de Direito

A Biblioteca Pública de Minas Gerais promove, entre 25 e 27 de maio, a IV Jornada de Direito. Neste ano, o evento volta a ocorrer de forma presencial, no Teatro José Aparecido de Oliveira. Com o tema “Guerra e Paz: o papel Civilizatório do Direito”, a edição 2022 vai reunir uma série de palestras, debates e reflexões a respeito do papel do direito na sociedade. Toda a programação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas neste link.

Com coordenação acadêmica de Plauto Cardoso e Eliani Gladyr a jornada vai reunir 15 palestrantes em diferentes mesas que abordam variadas discussões. Entre os temas, estão inteligência artificial, robótica, recuperação judicial e cidadania e as lutas e os direitos das mulheres. O evento também vai abordar o papel da comunicação não violenta na mediação de conflitos e o lançamento do livro “Cartas à Humanidade”, de Plauto Cardoso.

O evento, que é voltado especialmente para estudantes e profissionais da área jurídica, também pode ser acompanhado pelo público interessado no tema. A programação completa está disponível para consulta AQUI. As mesas acontecem sempre das 9h às 12h, e os inscritos receberão, ao fim do evento, um certificado de participação.

Fonte e fotos: Acervo /Secult-MG

Mais informações com a assessora técnica de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.