Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > Secult lança Plano de Salvaguarda de Acervos de Arquitetura e Urbanismo

Secult lança Plano de Salvaguarda de Acervos de Arquitetura e Urbanismo

Após a abertura e primeira parte da cerimônia, acontece o seminário temático sobre preservação, acesso e difusão de acervos de arquitetura

Proteger e difundir os acervos documentais relacionados às atividades de arquitetura e urbanismo em Minas. Esse é o principal objetivo do Plano de Diretrizes para a Salvaguarda do Patrimônio Documental Arquitetônico e Urbanístico de Minas Gerais, que será lançado na próxima terça-feira (30/3), às 15h, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Arquivo Público Mineiro (APM).

O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal da Secult no Youtube, terá a presença do vice-governador, Paulo Brant, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e de representantes das instituições parceiras nesta iniciativa conjunta: Conselho Estadual de Arquivos (CEA); Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural de Minas Gerais (Iepha-MG); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Conselho de Arquitetura e Urbanismo de MG (CAU/MG); Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB-MG).

O plano consiste em 15 ações direcionadas tanto para os acervos privados quanto públicos e a atuação se concentra em três eixos principais: diagnóstico e governança; preservação de arquivos; e democratização do acervo.

Além de lançar o Plano de Salvaguarda, o evento on-line contará com a apresentação do decreto e da resolução que irão orientar sua execução, e vai também discutir cenários e estratégias de ação a partir das experiências das instituições parceiras e seus corpos técnicos.

Após a abertura e primeira parte da cerimônia, acontece o seminário temático sobre preservação, acesso e difusão de acervos de arquitetura. O seminário será mediado pela presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, e terá como palestrantes Leonardo Castriota, professor da Escola de Arquitetura da UFMG; Ana Lúcia Duarte Lanna, professora da Faculdade de Arquitetura da USP; além de apresentações da Diretoria do Arquivo Público de Belo Horizonte e do Arquivo Público Mineiro.

Imagem: Planta do Museu da Inconfidência /Acervo Arquivo Público Mineiro

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.