Material contém diretrizes para ações prioritárias no início do governo nas áreas de cultura e turismo
Como forma de apoiar os gestores municipais de turismo e cultura que assumiram o mandato em 2021, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) lançou o documento orientador “Recomendações para o Início do Mandato”, que reúne diretrizes específicas para o desenvolvimento de políticas públicas para o turismo e para a cultura.
O objetivo é orientar os gestores municipais sobre ações que devem ser prioritárias no início do governo, como o pleito ao programa ICMS Turismo.
Dentro do conteúdo relacionado às políticas de turismo, além do pleito ao ICMS Turismo, estão a identificação da legislação de turismo vigente, Conselho Municipal de Turismo, associação às Instâncias de Governança Regionais, Observatório do Turismo de Minas Gerais, promoção e comercialização de destinos turísticos, protocolos do plano Minas Consciente para retomada das atividades turísticas e estratégias para identificação e enfrentamento de desafios do setor.
Já os temas relacionados à cultura envolvem informações sobre o Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e ICMS Cultural.
Trabalho em conjunto
A Associação Mineira de Municípios (AMM) é parceira da Secult em ações e trabalhos em prol das administrações municipais mineiras. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, desenvolver o Turismo e a Cultura em Minas Gerais é um compromisso que exige não só o esforço desta pasta, como também o constante diálogo e troca de experiências com os gestores municipais de todo o Estado.
“Para fortalecer esses setores e toda cadeia produtiva na busca por resultados práticos e satisfatórios que promovam Minas Gerais como um estado de políticas públicas eficientes, é fundamental que estejamos unidos e em um trabalho colaborativo com foco na retomada de trabalho, renda e na ativação da nossa rica economia criativa.”
O material será enviado por e-mail aos municípios e Instâncias de Governança Regionais (IGRs). Conheça as Recomendações para Início do Mandato
Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437. (Foto: Pixabay)
Pingback : Encontro virtual repasse informações aos novos gestores de cultura e turismo – Portal AMM