Home > Coronavírus > Secretário de Cultura e Turismo de MG foi convidado especial do projeto “Diálogo com a AMM” nessa quarta (3)

Secretário de Cultura e Turismo de MG foi convidado especial do projeto “Diálogo com a AMM” nessa quarta (3)

O potencial turístico de Minas Gerais, a rica gastronomia mineira, as belezas naturais do Estado, o talento artístico mineiro e o recém-lançado projeto “Arte Salva” foram os destaques da transmissão ao vivo (live) do projeto “Diálogo com a AMM”, dessa quarta-feira (3 de junho), que contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Mediado pela assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, a transmissão teve como tema “Cultura e turismo: ações emergenciais e pós-Covid”.

Na oportunidade, os participantes tiveram acesso a informações do projeto “Arte Salva”, lançado no dia 1º de junho, em que mais de 60 parceiros desenvolvem ação conjunta para apoiar e incentivar setores e o primeiro edital vai destinar R$ 2,5 milhões para a execução de projetos artísticos e culturais.

O secretário reforçou a importância dos artistas conhecerem as especificidades do projeto (saiba mais aqui) e, também, da parceria entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio de um Protocolo de Intenções, visando à conjugação de esforços, à cooperação mútua, ao intercâmbio de conhecimentos e ao apoio logístico entre os partícipes do projeto.

Na live, Leônidas Oliveira frisou, ainda, o quanto a cultura e o turismo de Minas Gerais contribuem com o desenvolvimento econômico do Estado, gerando emprego e renda a milhares de mineiros. Além disso, realçou os roteiros mineiros como sendo uma oportunidade para as pessoas curtirem as primeiras férias após o isolamento social desbravando as belezas e os encantos das Minas Gerais.

O secretário reforçou também a importância da cultura mineira e dos circuitos turísticos de Minas Gerais, um estado que é conhecido mundial pelas belezas naturais e a rica gastronomia. “O nosso turismo é muito segmentado, mas há coisas em comum e a cultura é uma delas. As pesquisas internacionais mostram isso. A gente precisa entender que a cultura é um espaço, tudo aquilo que foi modificado pela mão do homem. Uma cachoeira é cultura intensa. Precisamos fazer uma reflexão da mineiridade que nos faz ser conectados. Estamos, inclusive, com uma proposta da proteção imaterial da cachaça, do queijo da canastra, café do cerrado, Ora-pro-nóbis, pamonha do Triângulo Mineiro, o pequi do Norte de Minas… A nossa cachaça criou tradição. A nossa gastronomia criou tradição, com mais de três mil restaurantes em todo o Brasil. O que temos é nosso. É o escopo da cultura ajudando o escopo de turismo.”

Acompanhe a transmissão, na íntegra, aqui. 

Sobre o projeto    

O “Diálogo com a AMM” foi idealizado pela diretoria da entidade, sob o comando do presidente Julvan Lacerda, para atender os municípios afiliados neste período de isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

O projeto vai manter os gestores e servidores públicos informados sobre os temas que envolvem a pauta municipalista, no formato live, por meio do canal da AMMTV no Youtube.

Áreas técnicas da AMM    

Para atender os municípios afiliados durante o isolamento social, todas as áreas técnicas e administrativas da AMM estão desenvolvendo os trabalhos de assessoria aos gestores e servidores públicos por telefone, e-mail e redes sociais.

Dessa forma, os afiliados podem contar com o atendimento dos assessores dos 13 departamentos técnicos: Jurídico; Contábil e Tributário; Econômico; Convênios; Captação de Recursos; Educação; Assistência Social; Direitos Humanos; Esportes; Saúde; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Cultura e Turismo.

A equipe de Comunicação oferece, ainda, informações em tempo real por meio dos canais da Associação: Portal da AMM (aqui); AMMTV (aqui); Instagram (aqui); Facebook (aqui).