Home > Comunicação > Notícias > Secretarias municipais de Saúde podem acionar o Sesc para participar do projeto “Hospedagem Social”

Secretarias municipais de Saúde podem acionar o Sesc para participar do projeto “Hospedagem Social”

Programa atende crianças e adolescentes vindos do interior do estado para tratamento de saúde

O tratamento de uma doença por si só é muito desgastante para qualquer família e se houver deslocamento para outra cidade a situação é ainda mais delicada. Baseado nessa realidade, o Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, oferece a Hospedagem Social Sesc Venda Nova. O serviço de hospedagem é gratuito para crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos (17 anos, 11 meses e 29 dias) juntamente com um responsável legal, que saíram de suas cidades, com distância superior a 50 km da capital, para realizar tratamento médico em Belo Horizonte.

Para utilizarem o serviço, os hospitais e as Secretarias Municipais de Saúde devem entrar em contato com a Hospedagem Social Sesc Venda Nova para consulta de disponibilidade de vaga e realização de pré-reserva. Após confirmação do setor de Atendimento Social do Sesc, a instituição de saúde deve encaminhar uma cópia preenchida do formulário de encaminhamento e os documentos necessários por e-mail para confirmação da reserva.

Os telefones para solicitação são (31) 3048-7463 e (31)3048-7464.  As solicitações de vaga são sempre encaminhadas pelo  e-mail: hospedagemsocial@sescmg.com.br. É necessário que as solicitações de vagas sejam encaminhadas até 48 horas úteis antes da chegada da família, pois não há atendimento social aos sábados, domingos e nem feriados. As famílias podem chegar nestes dias, mas desde que as reservas já tenham sido realizadas.

O Sesc recebe também acompanhantes de crianças e adolescentes que estejam internados em unidades neonatais ou de terapia intensiva. A iniciativa atende, preferencialmente, dependentes e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo com renda familiar de até três salários mínimos.

Infraestrutura 

Trata-se de um espaço de compartilhamento, colaboração, compromisso e integração dos hóspedes que fornece acolhimento e apoio a famílias que precisam deixar suas cidades para tratamento em Belo Horizonte. O atendimento está sujeito à análise de diagnóstico, documentação e disponibilidade de vagas.

A infraestrutura disponibilizada na Hospedagem Social Sesc Venda Nova é completa e atende os menores e seus acompanhantes em diversos aspectos:

Hospedagem: 36 suítes equipadas com televisão e frigobar. As acomodações poderão ser compartilhadas, acolhendo mais de uma família por vez, conforme disposição de leitos;
Alimentação: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar;
Copa: uso coletivo;
Espaços de recreação; interno (brinquedoteca) e externo (parquinho);
Espaço de convivência: local de uso coletivo para entretenimento dos hóspedes, realização de reuniões em grupo e oficinas diversas;
Apoio Psicossocial: atendimento psicossocial para apoio, orientações individuais e em grupo e atividades socioeducativas.
Recepção: 24 horas;
Transporte: de ida e volta para os pacientes e seus acompanhantes entre a Hospedagem Social e hospitais de referência, selecionados pela equipe do Sesc, mediante cronograma e horários pré-estabelecidos. Apenas será permitido o transporte da criança ou adolescente acompanhado de um responsável.
Lavanderia: Autosserviço de uso coletivo para pertences pessoais.

SERVIÇO

HOSPEDAGEM SOCIAL SESC VENDA NOVA
Local: Sesc Venda Nova (Rua Sete de Outubro, 445, Bairro Jardim dos Comerciários, Belo Horizonte)
Público: crianças e adolescentes de 0 a 17 anos em tratamento médico em Belo Horizonte e seus acompanhantes legais.
Gratuito
Informações: (31) 3048-7463/3048-7464, ou pelo email hospedagemsocial@sescmg.com.br.