Home > Comunicação > Notícias > Secretaria de Saúde promove seminário on-line sobre vigilância do câncer relacionado ao trabalho no dia 3 de dezembro

Secretaria de Saúde promove seminário on-line sobre vigilância do câncer relacionado ao trabalho no dia 3 de dezembro

Evento é destinado aos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador das Unidades Regionais de Saúde, aos municípios e aos profissionais de unidades hospitalares

Para fortalecer as ações de proteção da saúde do trabalhador, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) realiza na próxima sexta-feira, dia 3/12, o seminário on-line “Câncer e Trabalho: Leucemias”. Serão tratados no evento os fatores de risco ocupacionais relacionados ao câncer e a importância da investigação epidemiológica em decorrência das atividades laborais.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as leucemias são neoplasias potencialmente relacionadas a um grupo de substâncias cancerígenas nos ambientes de trabalho, como benzeno e aminas aromáticas, explica a coordenadora da Saúde do Trabalhador da SES-MG, Eleonora Assunção Morad Arantes, sobre o motivo que levou a elencar esse tipo específico de câncer para o seminário.

O evento é destinado às referências técnicas do Centro de Saúde do Trabalhador, das Unidades Regionais de Saúde e dos municípios, além dos profissionais de saúde que fazem o atendimento oncológico. Segundo a coordenadora, a participação é importante para a “sensibilização dos profissionais e posterior estabelecimento de medidas de proteção e prevenção da saúde dos trabalhadores de Minas Gerais”.

O seminário é realizado pela Coordenação de Saúde do Trabalhador da SES-MG com o apoio do Centro Oncológico de Manhuaçu.

Saúde do Trabalhador

As ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VISATT) da SES-MG são articuladas intra e intersetorialmente, de forma contínua e sistemática, com o objetivo de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes da saúde relacionados ao trabalho. Em Minas Gerais, a VISATT se divide em três eixos complementares: Vigilância Epidemiológica, Atenção à Saúde e Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho.

Saiba mais em: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/saude-do-trabalhador/

Serviço:

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.