Home > Comunicação > Notícias > Secretaria de Educação inicia série de reuniões virtuais com prefeitos para detalhar projeto Mãos Dadas

Secretaria de Educação inicia série de reuniões virtuais com prefeitos para detalhar projeto Mãos Dadas

Durante a semana passada, houve reuniões com prefeitos e secretários municipais de educação das Superintendências Regionais de Ensino de Janaúba, Januária e Montes Claros

Ao longo da semana passada, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, e representantes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) se reuniram, virtualmente, com prefeitos e secretários municipais de educação para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões sobre o projeto Mãos Dadas. Também participou do encontro a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, representando a Associação Mineira de Municípios.

A primeira semana de reuniões contou com a participação de municípios das Superintendências Regionais de Ensino de Janaúba, Januária e Montes Claros. Foram convidados gestores dos entes que têm a capacidade de ampliação da oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares.

Após as reuniões, os prefeitos irão alinhar com os superintendentes regionais de ensino momentos de conversa para conhecerem ainda mais detalhes da iniciativa. Além disso, as regionais irão acompanhar de perto todo o processo.

Projeto Mãos Dadas

A iniciativa que foi lançada, no início do mês de março, pelo Governador Romeu Zema e a secretária Julia Sant’Anna, com a presença do presidente da AMM, Julvan Lacerda, pretende, a partir do apoio e incentivo, que os municípios mineiros ampliem a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa ampliação contará com o apoio do Estado para viabilizar a transição. Os recursos para o apoio aos municípios já estão assegurados. Serão investidos mais de R$ 500 milhões no projeto.

O suporte também se estende para a parte pedagógica. A intenção é que o projeto traga a possibilidade da aproximação das decisões pedagógicas e administrativas do município focadas nas verdadeiras necessidades dos alunos de anos iniciais, criando uma unidade pedagógica no ciclo da infância.

No decorrer desta semana continuam as reuniões com as Superintendências das demais regiões.

Mais informações com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199.