Home > Comunicação > Notícias > Secretaria da Diversidade Cultural promove a 7ª Edição do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha

Secretaria da Diversidade Cultural promove a 7ª Edição do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha

A Secretaria da Diversidade Cultural (SDC) promove a 7ª Edição do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha. O edital vai premiar com R$ 20 mil, 250 iniciativas sendo: 150 mestres e mestras, 90 pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural, já reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva, e 10 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural, também reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva. 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define Cultura Popular como “o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural, fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social”. Engloba folclore, cultura oral, cultura tradicional e cultura de massa. 

Entre manifestações da cultura popular brasileira já registradas – ou em processo de registro – como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão: Literatura de Cordel, Frevo, Bumba meu boi, Jongo, Fandango Caiçara, Tambor de Crioula, Congadas de Minas, Cocos do Nordeste e Marujada de São Benedito. 

As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de agosto de 2019, pela internet ou por via postal. Os gestores da área cultural devem ficar atentos, pois não haverá prorrogação do prazo das inscrições.  

Acesse o link abaixo e tenha acesso ao “Edital e anexos”, às “Inscrições”, além de “perguntas frequentes” e “dicas”: http://culturaspopulares.cultura.gov.br.