Home > Comunicação > Notícias > Sebrae e AMM firmam parceria pelo desenvolvimento dos municípios

Sebrae e AMM firmam parceria pelo desenvolvimento dos municípios

Prefeituras de municípios de Minas Gerais receberão reforço para o desenvolvimento de territórios por meio do convênio “Desenvolve Minas Gerais”, assinado entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Mineira de Municípios (AMM), no dia 6 de fevereiro de 2020.  

Entre os objetivos traçados estão as ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas por meio do trabalho em rede, como seminários estaduais e encontros regionais, capacitações técnicas, estudos e busca de experiências inovadoras.  

As ações têm como princípio o fortalecimento e a promoção do desenvolvimento econômico local, por meio da qualificação de servidores e profissionais e a geração de emprego e renda para a população.  

As duas entidades promoverão, juntas, eventos regionais de capacitação de gestores públicos e encontros estaduais de desenvolvimento. Na parceria, está firmado também o apoio do Sebrae aos grandes projetos da AMM – ao Congresso Mineiro de Municípios, em maio de 2020, e em 2021; e ao “AMM nos Municípios”, com 20 eventos em todas as regiões do Estado, começando, ainda neste quadrimestre, com encontros em Boa Esperança (nos dias 31 de março e 1º de abril), Cataguases (nos dias 15 e 16 de abril) e Pontos Volantes (nos dias 22 e 23 de abril).  

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, “além da realização conjunta do tradicional Congresso Mineiro de Municípios (2020 e 2021) e mais um evento para os prefeitos em primeiro mandato após o pleito deste ano. O desenvolvimento econômico acontece nos municípios e o Sebrae é o parceiro preferencial nessa agenda!”  

Para o presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, a Associação e o Sebrae Minas serão parceiros em diversas vertentes, na promoção do desenvolvimento sustentável. A AMM contará com o Sebrae também em seu projeto de interiorização, o “AMM nos Municípios”, que leva a todas as regiões de Minas um importante debate político sobre o movimento municipalista, aliado à capacitação dos agentes públicos, tendo especialistas do Sebrae para falar sobre desenvolvimento sustentável e empreendedorismo. 

Julvan destacou forças que prejudicam o desenvolvimento de atividades empreendedoras no município: a questão externa, que é o desenho federativo, que dá atribuições e os reconhece como entes federados, mas não repassa receitas na mesma medida, além do sistema engessado e burocrático. “Este problema a gente combate com o movimento institucional da associação, buscando transformar a legislação do País e regularizar isso.” 

O convênio “Desenvolve Minas Gerais” será voltado aos gestores públicos dos 853 municípios, vereadores, agentes de desenvolvimento, lideranças locais e micro e pequenas empresas, por serem importantes na condução das políticas para o desenvolvimento econômico local e regional.