Home > Comunicação > Notícias > Saúde MG disponibiliza mais de 103 mil medicamentos do kit intubação para 116 hospitais

Saúde MG disponibiliza mais de 103 mil medicamentos do kit intubação para 116 hospitais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou, no dia 13, para 116 unidades hospitalares, em 84 cidades, 103.030 unidades de fentanil e cisatracúrio para atender às instituições que se encontram em níveis considerados críticos. Os dois itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil foi adquirido pelo governo estadual e o cisatracúrio pelo federal.

O cisatracúrio foi enviado para hospitais que apresentaram estoque para até sete dias de cobertura geral de bloqueadores neuromusculares. Os que têm menos de três dias, receberam adicional de 25%. O quantitativo disponibilizado é para cobertura de três dias. Já o fentanil foi destinado às instituições com menos de sete dias de cobertura, para que possam completar seus estoques por até dez dias.

Clique aqui e confira a relação das unidades hospitalares que receberam os medicamentos na semana do dia 13 de maio.

A secretaria comprou mais 25 mil ampolas de midazolam e 200 mil ampolas de fentanila e espera recebê-los ainda esta semana. 

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz um levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada por uma comissão da SES-MG e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG).

Confira a relação de medicamentos:

  • Cisatracúrio: 30.210
  • Fentanil: 72.820
  • Total: 103.030

Fonte: SES-MG. Foto: Fabio Marchetto.

Leia também: SES-MG disponibiliza mais 3,3 mil medicamentos do kit intubação a hospitais do Norte de Minas

Mais informações na SES-MG (031 – 3916-0585 e acs@saude.mg.gov.br) e com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.