Home > Comunicação > Notícias > Saúde estadual lança novo site para modernizar processo de pactuação e programação entre os gestores

Saúde estadual lança novo site para modernizar processo de pactuação e programação entre os gestores

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou nesta quarta-feira (23/3) um novo site para a Programação Pactuada Integrada (PPI). Mais funcional, o site torna mais dinâmico o processo de pactuação e programação em saúde entre os 853 municípios do estado.

A Programação Pactuada Integrada é um processo do Sistema Único de Saúde (SUS) em que gestores definem os serviços oferecidos em cada território e organizam a rede de saúde definindo, também, limites financeiros destinados à assistência da sua população e da população referenciada de outros municípios. A PPI norteia o acesso dos usuários aos atendimentos de média e alta complexidade.

O novo site visa garantir transparência à utilização dos recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, programados na PPI, e contribui para o aprimoramento da gestão, auxiliando na tomada de decisões e elaboração de políticas públicas mais assertivas. Atualmente, os municípios mineiros perfazem, juntos, cerca de R$ 5 bilhões anuais de recursos federais para a execução de procedimentos de saúde de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Com o novo site espera-se ampliar a transparência na programação das ações e serviços de saúde, dando subsídios para decisões.

Mais recursos

Com a proposta de garantir aos usuários da PPI/MG a democratização das informações e conhecimento relativos à PPI, o site fornece subsídios para decisões relativas à programação dos procedimentos e serviços de saúde disponibilizados pelo SUS/MG. Além disso, permanecerá em contínuo aperfeiçoamento e contará com o feedback do usuário para permitir melhorias e ampliação de suas funcionalidades.

Seu novo design e suas novas funcionalidades, com administração e manutenção pela PRODEMGE, poderão ser acessadas pelos principais navegadores (Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Chrome) pelo http://ppiassistencial.saude.mg.gov.br/ em um dos navegadores disponíveis na tela principal, conforme imagem abaixo, não sendo necessário realizar login/identificação do usuário para acesso ao conteúdo.

Entre suas funcionalidades estão um repositório dos principais documentos gerenciais relativos à PPI/MG, publicados a partir de 2011; diferentes formatos para consulta da programação; acesso ao site da PPI Assistencial 2016 a 2018; Fale Conosco e um banco de dados da PPI. Com esses novos recursos, o usuário terá mais agilidade nas consultas do processo gerencial da pactuação e programação e fácil identificação dos itens pactuados”, explica Renata Minas, técnica da Programação Pactuada Integrada.

Lembrando que é possível continuar acessando o site anterior pelo endereço: http://ppiassistencial_antigo.saude.mg.gov.br/ ou via a funcionalidade PPI Assistencial 2016 a 2018.

Navegabilidade

Para que a navegação dos usuários seja facilitada, a SES-MG elaborou um manual que pode ser acessado no link dentro do próprio site da PPI. O manual foi desenvolvido para apresentar, didaticamente, as instruções passo-a-passo para acesso e navegação.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)