Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Desenvolve Minas Gerais: Região Sul do estado recebeu webinário da AMM e Sebrae sobre prefeitos empreendedores e melhoria do ambiente local de negócios

Desenvolve Minas Gerais: Região Sul do estado recebeu webinário da AMM e Sebrae sobre prefeitos empreendedores e melhoria do ambiente local de negócios

Na manhã desta quinta (25), aproximadamente 250 pessoas participaram da sétima edição do webinário “Novos Prefeitos Empreendedores”, com as lideranças municipais e empreendedores da regional Sul. No evento, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae Minas, os prefeitos (a) e servidores municipais conheceram mais sobre os serviços oferecidos pelas duas entidades como parceiras dos municípios na construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios.

 Os participantes contaram com palestras técnicas sobre desenvolvimento econômico local, instrumentos de gestão e indicadores de desenvolvimento, governança e planos de desenvolvimento, além da apresentação das ações do Guia do Prefeito Empreendedor e do Programa Cidade Empreendedora.

O encontro foi transmitido pelo canal do Youtube da AMM e faz parte das ações do projeto Desenvolve Minas Gerais, que é o resultado da parceria entre as entidades, com ações planejadas para o desenvolvimento dos municípios mineiros. A reunião completa, com todas as palestras técnicas voltadas para a região Noroeste, está disponível clicando aqui.

Participaram do evento os prefeitos e representantes dos municípios: Alfenas, Alterosa, Andradas, Baependi, Bandeira do Sul, Bocaina de Minas, Bueno Brandão, Cambuquira, Caxambu, Coqueiral,Elói Mendes, Gonçalves, Lambari, Monte Sião, Nepomuceno, Piranguinho, Pouso Alto e Santa Rita do Sapucaí.

Abertura

A abertura do webinário contou com a participação do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; dos gerentes do Sebrae; da prefeita de Nepomuceno e diretora regional da AMM no sul do estado, Iza Menezes;  prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da região; com a mediação do coordenador-geral de Comunicação da entidade, Lu Pereira.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o Sebrae tem produtos muito bons para ajudar no processo de desenvolvimento dos municípios, seja por meio da sala do empreendedor, seja por meio das reuniões ou discussões. “Reforço, aqui, a importância da participação de todos, para estarem presentes nos eventos”, disse.

A prefeita de Nepomuceno e diretora regional da AMM no sul do estado, Iza Menezes, representou o presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, que está em Brasília atuando em defesa das pautas municipalistas. Ela destacou que os gestores que assumiram em 2021 terão muitos desafios pela frente e precisam de apoio e conhecimento para conseguirem administrar suas prefeituras. A prefeita reforçou também a importância dos trabalhos da AMM e das microrregionais para o fortalecimento das ações municipalistas.

Palestras

Após a abertura do evento, o coordenador-geral de Comunicação da entidade, Lu Pereira, mediador do webinário, fez a apresentação de todos os serviços oferecidos pela AMM, que estão sempre à disposição dos gestores e servidores mineiros.

Seguindo a programação do evento, foi apresentado o painel “Cidades empreendedoras”, conduzido pelos técnicos dos Sebrae Minas. O gerente da unidade de articulação para o desenvolvimento econômico do Sebrae Minas, Alessandro Chaves, falou sobre “Desenvolvimento econômico local”.

A segunda palestra ficou sob a responsabilidade de Felipe Brandão, gerente da unidade de inteligência empresarial do Sebrae Minas, para apresentar o tema: instrumentos de gestão e indicadores de desenvolvimento. Na apresentação, o gerente destacou os desafios dos municípios no período da pandemia do coronavírus em diferentes pontos da atividade econômica, com o fechamento de empresas e queda no nível de emprego. Ele frisou, ainda, a importância das receitas próprias dos municípios para geração de renda e desenvolvimento social.

A última palestra ficou a cargo do gerente regional sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira, que falou sobre o tema: Governança e planos de desenvolvimento.  Ele destacou a importância de os prefeitos terem comportamento empreendedor para desenvolver os municípios e de políticas para desenvolver as micro e pequenas empresas.

Microrregionais

As microrregionais que compõem a regional Sul são: Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (AMALG); Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (AMESP); Associação Microrregional dos Municípios do Alto Rio Pardo (AMARP); Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (AMAG); Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER); Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (AMASP); Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO) e Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (AMBASP).

 Próximo evento

A próxima edição deste encontro será realizada na próxima terça-feira, dia 2 de março, com as lideranças municipais e empreendedores da Regional Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Sobre o projeto Desenvolve Minas Gerais  

O projeto Desenvolve Minas Gerais, lançado em  2019, é uma parceria entre a AMM e o Sebrae. O objetivo é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda em todos os 853 municípios do Estado.

Na primeira etapa, em 2020, aconteceram  webinários “AMM nos Municípios – Encontro online nas microrregionais” por meio de reuniões virtuais em parceria com as microrregionais mineiras. O foco foi alavancar a retomada do desenvolvimento dos municípios, impactados pela pandemia do coronavírus. Além disso, foram promovidos cursos com os temas “Compras Públicas Municipais” e “100 Primeiros Dias de Mandato”. 

Parceiros 

O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.  

Agenda de encontros “Webinários  para os Novos Prefeitos Empreendedores”