Home > Comunicação > Notícias > Publicada lei que altera regras de licenciamento ambiental no Estado de Minas Gerais

Publicada lei que altera regras de licenciamento ambiental no Estado de Minas Gerais

Foi publicada, no dia 10 de janeiro, no Diário Oficial de Minas Gerais, a Lei 23.289/19, que altera regras do licenciamento ambiental para atividades realizadas no Estado. Com a aprovação da proposição, foi modificada a Lei 21.972/16, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA).

O texto delega aos municípios a atribuição de conceder licença ambiental nos casos de empreendimentos cujo impacto seja apenas local. São estabelecidos os termos e as condições de delegação, do Estado aos municípios, da competência para promover o licenciamento e fiscalização ambiental de atividades e empreendimentos poluidores.

Para exercer a atribuição, os municípios deverão atender alguns requisitos:

– Ter um Conselho Municipal de meio ambiente de caráter colegiado com representação da sociedade civil paritária à do poder público, com competência consultiva, deliberativa e normativa;

– possuir órgão técnico-administrativo na estrutura do Executivo municipal ou no âmbito de consórcio público intermunicipal constituído com essa finalidade e com equipe técnica multidisciplinar em número compatível com a demanda;

– ter um sistema de fiscalização ambiental legalmente estabelecido, entre outras exigências.

No entanto, a lei assegura que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) poderá retomar, de ofício ou mediante provocação dos órgãos e entidades vinculadas ao SISEMA, a competência que delegou ao município conveniado.

Mais informações com o assessor do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo telefone (31) 2125-2418.

Foto: Pixabay. Publicado em 15 de janeiro de 2019.