Home > Coronavírus > “Providências para o encerramento do exercício 2020” foi pauta de curso do CQGP Online da AMM

“Providências para o encerramento do exercício 2020” foi pauta de curso do CQGP Online da AMM

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2020, o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM promoveu o curso “Providências para o encerramento do exercício 2020: Encerramento do Mandato Municipal e Prestações de Contas”, no formato totalmente virtual.

A capacitação teve o objetivo de apresentar questões importantes para a prestação de contas e o encerramento do exercício e do mandato de 2020. Além disso, o curso orienta e capacita os participantes para os procedimentos contábeis, apuração de aplicação de recursos, dispositivos da lei eleitoral e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ministrado pela professora Lucy Fátima de Assis Freitas, contadora e especialista em Finanças Públicas, o curso apresentou temas como o ciclo de gestão orçamentária e financeira; a gestão dos créditos adicionais; gestão das realocações de crédito; receita orçamentária, fontes de recursos, despesa orçamentária, procedimentos contábeis, encerramento por classes de contas, entre outros assuntos.

“Este ano, especificamente, temos dois fatores preponderantes. Um é a pandemia da Covid-19, que trouxe uma série de procedimentos e recursos novos. Concomitantemente à situação de calamidade pública, que estabelece gestão de créditos extraordinários, tem a mudança da operacionalização dos recursos públicos e, paralelamente, o encerramento de mandato com restrições eleitorais e de gastos. Então, isso requer capacitação dos atores envolvidos, para que tenham uma boa e regular prestação de contas”, salientou a professora.

CQGP online

Em tempos de coronavírus e distanciamento social, ainda não é aconselhável o deslocamento dos gestores e servidores municipais, até Belo Horizonte, para se capacitarem nos cursos oferecidos pela Associação Mineira de Municípios (AMM), por meio do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP). Por isso, para levar conhecimentos fundamentais para a administração pública, os cursos do CQGP serão oferecidos online.

Saiba mais sobre os cursos abaixo e faça a sua inscrição AQUI.

Agenda

  • 28 e 29 de setembro de 2020: Eleições 2020 – Comunicação de alta performance nas mídias digitais e no WhatsApp.
  • 8 de outubro de 2020: Compras, licitações e contratações públicas em tempos de Covid-19 em ano eleitoral. As regras de direito temporário e seus impactos na gestão municipal.
  • 14 e 15 de outubro de 2020: DCASP – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.
  • 20 e 21 de outubro de 2020: Sindicância e processo administrativo disciplinar em ano eleitoral.
  • 22 de outubro de 2020: Cerimonial Público e Protocolo, com foco na cerimônia de posse de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.
  • 26 e 27 de outubro: Contratação direta; dispensa, inexigibilidade e credenciamento; implantação e operacionalização.
  • 29 de outubro de 2020: Ações da gestão municipal para prestação de contas na saúde em último ano de governo.

Confira, também, a cobertura dos cursos do CQGP no canal da AMMTV (aqui).