Home > Comunicação > Notícias > Prorrogado para março de 2021 o prazo para gestores responderem o questionário municipal do IBGE

Prorrogado para março de 2021 o prazo para gestores responderem o questionário municipal do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz anualmente, desde 1999, a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) em todo o País e os gestores públicos têm até março de 2021 para responderem o questionário.

No início de outubro de 2020, começou a coleta da Pesquisa. A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia a divulgação da coleta da MUNIC, que cria uma base de dados institucionais, fornecendo informações desagregadas, sobre a administração pública local com informações das áreas de recursos humanos, habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente, gestão de riscos e de desastres.

As prefeituras receberam a carta sobre a MUNIC no início do mês setembro e a coleta será pela plataforma (via internet). A qualidade da pesquisa depende das informações prestadas, pois os resultados vão auxiliar a elaboração de diagnósticos setoriais que melhoram o planejamento e a elaboração de políticas públicas, e, principalmente, atendem demandas da sociedade.

O primeiro contato do agente de coleta do IBGE fornecerá o telefone da instituição e estará disponível pelo período do processo de coleta de dados na prefeitura.  Com o objetivo de construir uma base de dados que permita determinar o perfil da gestão pública nos municípios brasileiros, ela identifica aspectos gerais das administrações públicas e trata temas específicos como gestão de riscos e de desastres, recursos humanos, habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente e Covid-19, entre outros.

Dados

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) utiliza os resultados do Questionário Munic para direcionar e fomentar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, na Gestão de Riscos e de Desastres e fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).

A Sedec conta com o engajamento e compromisso das Defesas Civis estaduais e municipais e as unidades que às representam nessa importante pesquisa visando trabalhar melhor a gestão de riscos de desastres.

Fonte: Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Leia também: https://portalamm.org.br/amm-apoia-a-divulgacao-da-pesquisa-de-informacoes-basicas-municipais-munic-do-ibge/