Home > Comunicação > Notícias > Projetos inovadores na Educação podem ser inscritos no 10º Prêmio Mineiro de Boas Práticas da AMM até o dia 18 de fevereiro

Projetos inovadores na Educação podem ser inscritos no 10º Prêmio Mineiro de Boas Práticas da AMM até o dia 18 de fevereiro

Projetos inovadores na Educação das prefeituras mineiras podem ser inscritos na 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal até o dia 18 de fevereiro. Além do eixo Educação, neste ano, o prêmio, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), também abrangerá iniciativas de modernização nas seguintes áreas: Assistência Social, Cultura, Economia, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo. Os vencedores serão anunciados durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, programado para junho de 2022.

O eixo “Educação” visa premiar práticas de gestão que promovam a melhoria da qualidade da Educação básica pública, o desenvolvimento da comunidade escolar, a participação efetiva da sociedade e da família na escola, a diminuição da evasão escolar, a valorização e qualificação dos profissionais da educação, a melhoria dos gastos públicos e a modernização da gestão.

Em sua décima edição, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas, objetiva impulsionar a eficiência na gestão pública com experiências modernas e inovadoras. A AMM incentiva as administrações municipais a empreender e a contribuir assim com o desenvolvimento municipal.

Projetos vencedores

As práticas vencedoras são impulsionadas pela AMM para servirem de exemplo a outras administrações municipais. Em 2018, o município de São Geraldo foi vencedor na categoria Educação com a prática “Educação inclusão eficiente”. O projeto tem como objetivo levar para a escola crianças que estavam afastadas do meio escolar, como forma de oferecer educação plena a esses alunos.

Para o ex-prefeito de São Geraldo, Marcílio Moreira Barros, o prêmio é fruto “do amor, da dedicação e da criatividade” da sua equipe. “Achávamos que fosse difícil ganhar, porque o município é pequeno. Foi muito bacana poder mostrar esse projeto a todo o Estado de Minas Gerais.” Ele salienta, ainda, que foi muito positivo poder incentivar outros municípios a fazerem a educação inclusiva. “A gente parabeniza a AMM pelo projeto. No momento de dificuldade, de crise, a gente só vê coisas ruins e eu sei que todos os municípios mineiros têm boas práticas. É hora de se inscrever e mostrar o que seu município tem de melhor.”

Além dos projetos vencedores, todas as iniciativas que são inscritas também podem servir de exemplo e incentivar a modernização da gestão pública.  Outro premiado em 2018 foi o ex-prefeito de São Sebastião da Bela Vista, Augusto Hart Ferreira, vencedor no eixo Economia, com o projeto “Avança Bela Vista: Rumo a uma Economia de Sucesso”. Mas também ganhou menção honrosa com a prática “Pais na escola”, no Eixo Educação, com o projeto “Pais na escola”, em que os pais ficam um dia todo com os alunos na escola. Augusto Hart reforçou a importância do prêmio e aproveitou para convidar os prefeitos de todo o Estado a inscreverem suas práticas. “E nós também vimos vários projetos interessantes no prêmio e que podem servir de exemplo. Isso é muito importante, porque podemos mostrar nossos bons projetos e trocar experiências.”

As inscrições para o Prêmio são gratuitas e serão encerradas às 23h55 do dia 18 de fevereiro de 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI