Home > Comunicação > Notícias > Programa Educação Conectada busca atender 100% dos alunos da educação básica com acesso à internet até 2024

Programa Educação Conectada busca atender 100% dos alunos da educação básica com acesso à internet até 2024

Iniciativa visa apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica 

Apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Estes são os principais objetivos do Programa de Inovação Educação Conectada, instituído em novembro de 2017, devido à necessidade de um programa nacional de inovação e tecnologia na educação básica.

O Programa, que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), conta ainda com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e com parceiros, como o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a Fundação Lemann, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), e a União Nacional dos Dirigentes de Educação (UNDIME). O Educação Conectada pretende garantir melhores oportunidades para os estudantes por meio de uma educação inovadora e conectada com as novas tecnologias.

O Programa fornece auxílio para que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, destina aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporciona aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais. Todas as ações do Programa são em conformidade com o Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que cita a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento das competências previstas no documento.

O Educação Conectada teve sua implementação dividida em três etapas: a primeira, que aconteceu entre 2017 e 2018, com a construção e a implementação do Programa com metas estabelecidas para alcançar o atendimento de 44,6% dos alunos da educação básica; a segunda e atual fase, que teve início em 2019 e percorre até este ano, que visa ampliar a meta para 85% dos alunos da educação básica e iniciar a avaliação dos resultados; e a terceira e última fase, prevista para 2022 a 2024, com o alcance de 100% dos alunos da educação básica, transformando o Programa em Política Pública de Inovação e Educação Conectada.

Saiba mais sobre o Programa aqui.

Fonte: MEC

Mais informações com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199.

Foto: Pixabay