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Profissionais de saúde e cidadãos podem contar com o canal telefônico LigMinas 155 para esclarecimentos sobre o Covid-19

Desde a última quinta-feira (2), está disponível um canal telefônico voltado para o atendimento de profissionais de saúde e cidadãos, por meio do LigMinas 155 opção 2.

O telefone é destinado à prestação de informações sobre o coronavírus e possui duas opções: informações ao cidadão e apoio aos profissionais de saúde, que estão atendendo os casos suspeitos de Covid-19.

As informações disponíveis na plataforma telefônica são atualizadas sempre que houver mudanças divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela SES-MG. Assim que essas mudanças ocorrem, toda a equipe é avisada e as atualizações são feitas.

Equipes envolvidas

O atendimento do 155 é composto por duas equipes de profissionais de saúde da SES-MG. O atendimento ao cidadão visa responder às dúvidas relacionadas ao coronavírus. Inicialmente, a ligação será iniciada por uma gravação, no entanto, caso a dúvida não seja sanada, o cidadão será direcionado para um atendente que estará de plantão entre 7h às 19h, sete dias por semana.

Há, atualmente, nove mensagens gravadas com informações sobre o Covid-19, conforme sequência abaixo:

  1. O que é o coronavírus e os grupos de risco;
  2. Sintomas;
  3. Quando ficar em casa ou procurar uma unidade de saúde;
  4. Prevenção;
  5. Transmissão;
  6. Possibilidade de pegar ou transmitir para animais de estimação;
  7. Existência de vacinas ou tratamento contra o coronavírus;
  8. Quando usar máscara;
  9. Canais oficiais de informações sobre o novo coronavírus.

Profissionais de saúde que estão atendendo casos suspeitos de Covid-19 também podem utilizar este canal para esclarecimentos. Na ocasião, serão direcionados para uma equipe de profissionais da saúde, composta por médicos e enfermeiros, capazes de responder demandas sobre a notificação de casos ou sobre questões de condução no atendimento nessas situações.

Além do atendimento 155, a população também pode acessar o site da Secretaria: www.saude.mg.gov.br e também o: www.saude.mg.gov.br/coronavirus, que reúne todas as informações disponibilizadas pela secretaria, como informes epidemiológicos; resoluções, notas técnicas, orientações para população e profissionais de saúde; peças gráficas para dowload; entre outros documentos.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.