Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Produção agroecológica ganha espaço nas lavouras mineiras

Produção agroecológica ganha espaço nas lavouras mineiras

Hortaliças e frutos orgânicos, produzidos em escala comercial sem o uso de agrotóxicos, hormônios ou adubos químicos em qualquer fase da produção. Esta é uma realidade em 76 municípios mineiros que, apenas no último ano, apresentaram 97 novos casos de produções agroecológicas nas lavouras. As informações são da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) que está fomentando o “Programa de Agroecologia”, por meio da Ater Agroecologia.

O objetivo do programa é conscientizar e capacitar agricultores familiares para o plantio sustentável com vistas à preservação da biodiversidade, geração de renda e qualidade de vida em todos os 17 territórios de desenvolvimento do Estado. A previsão é de que as ações resultem no crescimento anual de pelo menos o dobro dos casos até 2019.

Atualmente, 107 técnicos extensionistas da Emater-MG acompanham o processo da produção orgânica no campo em trabalho conjunto com os agricultores familiares, que aprendem técnicas do plantio sustentável por meio de palestras, reuniões e dos guias de campo construídos coletivamente e de acordo com as necessidades de cada um. Eles são estimulados a adotarem técnicas de plantio que respeitem a natureza e o ambiente.

Como participar

O Programa de Agroecologia da Emater-MG é fruto da parceria com instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) e Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs), além de institutos e universidades federais.

Mais informações com Ramon Diniz, assessor da AMM, pelo telefone (31) 3916-9193.

Publicado em 31 de agosto de 2017.