Home > Comunicação > Notícias > Procedimentos contábeis: nota técnica da CNM orienta sobre encerramento de 2021 e início de 2022

Procedimentos contábeis: nota técnica da CNM orienta sobre encerramento de 2021 e início de 2022

Nota Técnica (NT) 38/2021 da Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta sobre os procedimentos contábeis para o encerramento do exercício de 2021 e abertura do exercício de 2022. Publicada nesta sexta-feira, 10 de dezembro, o documento trata o assunto a partir de quatro subtemas, que vão desde o calendário de prazos a rotinas de lançamentos e exigências dos Tribunais de Contas. O documento está disponível para download na aba Biblioteca do site da CNM.

Elaborada pela área de Contabilidade Pública da entidade, a nota apresenta informações que consideram as exigências dos órgãos de fiscalização e os procedimentos contábeis aplicáveis de um exercício financeiro para outro. Também apresenta orientações a partir dos diversos tipos de escrituração contábil e da existência de rotinas de encerramento de contas, que controlam fluxos de informação.

A publicação é dividida nos seguintes temas:

1. calendário de ações e prazos;
2. restos a pagar e créditos a receber;
3. boas práticas em final de exercício e prestação de contas;
4. Consulta ao tribunal de contas.

Alerta
Ao final da nota, são apresentadas algumas outras rotinas de lançamentos contábeis, que podem ser exigidas/adotadas, dependendo das orientações dos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) aos quais os Municípios encontram-se jurisdicionados, dos sistemas de informática utilizados e/ou do conteúdo dos Decretos de Encerramento de Exercício editados pelas próprias prefeituras. Por fim, recomenda consulta ao TCE para certificar as orientações, lembrando que prevalece sempre o entendimento de cada Tribunal sobre o tema.

Mais informações com a assessora do departamento Contábil da AMM, Analice Horta, pelo telefone (31) 2125-2417, e e-mail: analice@amm-mg.org.br.

 

Da Agência CNM de Notícias