A programação da manhã do segundo dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios promete ser intensa, com diversos eventos, painéis e palestras voltados para importantes assuntos ligados a gestão pública municipal. Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 14 e 15 de maio, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o evento será o maior congresso estadual municipalista do país.
No II Seminário de Procuradores, Controladores e Ouvidores Municipais, os participantes conhecerão as melhores condutas administrativas para controlar e fiscalizar os procedimentos e normas internas.
Já no VII Fórum Mineiro de Educação, terão a oportunidade de debater e fazer proposições sobre gestão e planejamento de recursos, expansão do conhecimento e excelência no ensino.
O VII Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Pecuária e Agricultura terá continuidade e os representantes municipais do setor serão atualizados em relação a deliberações, normas e leis relativas às questões ambientais que afetam os municípios.
O painel de Comunicação é uma novidade no Congresso e tem atraído muitos servidores e assessores para temas relevantes no dia a dia da área. O destaque será a palestra com o porta-voz do corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, que vai explicar sua experiência em gestão de crise a partir da tragédia de Brumadinho.
Palestras
Além dos eventos com temas específicos, seis salas terão diversas palestras sobre temas variados e ligados à administração pública.
Na Sala Vila Nova, o deputado federal Reginaldo Lopes falará sobre a lei Kandir e seus impactos no pacto federativo. Logo depois, o advogado e consultor Wantuil Pires trará o assunto Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)
Na URT, a consultora sênior e master coach de Cidades Inteligentes, Grazielle Carvalho, falará sobre o case de Andradas. A segunda palestra será sobre Plano de Desenvolvimento Municipal, com o especialista em geotecnologia, Alessandro Machado.
A sala Tombense terá a situação fiscal do estado sendo abordada pelo subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Rodrigo Amaral, na sala URT. Logo após, a economista do CORECON, Eulália Alvarenga, trará as perspectivas e a crise distributiva gerada pelo atual pacto federativo.
Na Boa Esporte, os assuntos serão: Evolução do microssistema de combate à corrupção na república brasileira, pelo promotor José Carlos Fernandes Júnior; e IGMA – índice de gestão municipal Áquila – um novo olhar para os municípios , pelo especialista em gestão pública, Rodrigo Neves.
O projeto Reinserir será o tema da primeira palestra na Sala Guarani, e será abordado pelo consultor da CNM, Eduardo Stranz. Logo depois, o advogado Valter de Souza Lobato falará sobre os aspectos legais para estimular os investimentos nos municípios.
A Sala Caldense contará com palestra sobre demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, pela contadora Lucy Fátima de Assis Freitas. E na sala Tupi, o CNM Qualifica terá continuidade.
Congresso
O tema do Congresso neste ano será “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios.” Em 2019, o Congresso marca um ano de muito trabalho e empenho da gestão da AMM para conquistar os direitos constitucionais dos municípios, após os inúmeros atrasos nos repasses de verba do Governo do Estado.
Serviço:
- Data: dias 14 e 15 de maio de 2019.
- Local: Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1.001, Bairro São José, Belo Horizonte, MG).
- Inscrições e informações: hotsite do evento: http://congresso.amm-mg.org.br/36/. Saiba mais sobre a programação completa do evento (aqui).