Home > Comunicação > Notícias > Principais temas da gestão pública serão abordados na manhã do segundo dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios

Principais temas da gestão pública serão abordados na manhã do segundo dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios

A programação da manhã do segundo dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios promete ser intensa, com diversos eventos, painéis e palestras voltados para importantes assuntos ligados a gestão pública municipal. Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 14 e 15 de maio, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o evento será o maior congresso estadual municipalista do país.

No II Seminário de Procuradores, Controladores e Ouvidores Municipais, os participantes conhecerão as melhores condutas administrativas para controlar e fiscalizar os procedimentos e normas internas.

Já no VII Fórum Mineiro de Educação, terão a oportunidade de debater e fazer proposições sobre gestão e planejamento de recursos, expansão do conhecimento e excelência no ensino.

O VII Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Pecuária e Agricultura terá continuidade e os representantes municipais do setor serão atualizados em relação a deliberações, normas e leis relativas às questões ambientais que afetam os municípios.

O painel de Comunicação é uma novidade no Congresso e tem atraído muitos servidores e assessores para temas relevantes no dia a dia da área. O destaque será a palestra com o porta-voz do corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, que vai explicar sua experiência em gestão de crise a partir da tragédia de Brumadinho.

Palestras

Além dos eventos com temas específicos, seis salas terão diversas palestras sobre temas variados e ligados à administração pública.

Na Sala Vila Nova, o deputado federal Reginaldo Lopes falará sobre a lei Kandir e seus impactos no pacto federativo. Logo depois, o advogado e consultor Wantuil Pires trará o assunto Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

Na URT, a consultora sênior e master coach de Cidades Inteligentes, Grazielle Carvalho, falará sobre o case de Andradas. A segunda palestra será sobre Plano de Desenvolvimento Municipal, com o especialista em geotecnologia, Alessandro Machado.

A sala Tombense terá a situação fiscal do estado sendo abordada pelo subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Rodrigo Amaral, na sala URT. Logo após, a economista do CORECON, Eulália Alvarenga, trará as perspectivas e a crise distributiva gerada pelo atual pacto federativo.

Na Boa Esporte, os assuntos serão: Evolução do microssistema de combate à corrupção na república brasileira, pelo promotor José Carlos Fernandes Júnior; e  IGMA – índice de gestão municipal Áquila – um novo olhar para os municípios , pelo especialista em gestão pública, Rodrigo Neves.

O projeto Reinserir será o tema da primeira palestra na Sala Guarani, e será abordado pelo consultor da CNM, Eduardo Stranz. Logo depois, o advogado Valter de Souza Lobato falará sobre os aspectos legais para estimular os investimentos nos municípios.

A Sala Caldense contará com palestra sobre demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, pela contadora Lucy Fátima de Assis Freitas. E na sala Tupi, o CNM Qualifica terá continuidade.

Congresso

O tema do Congresso neste ano será “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios.” Em 2019, o Congresso marca um ano de muito trabalho e empenho da gestão da AMM para conquistar os direitos constitucionais dos municípios, após os inúmeros atrasos nos repasses de verba do Governo do Estado.

Serviço:

  • Data: dias 14 e 15 de maio de 2019.
  • Local: Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1.001, Bairro São José, Belo Horizonte, MG).
  • Inscrições e informações: hotsite do evento: http://congresso.amm-mg.org.br/36/. Saiba mais sobre a programação completa do evento (aqui).