Home > Comunicação > Notícias > Primeiro evento da série de Webinários em saúde mental de 2022 acontece na próxima terça-feira (29)

Primeiro evento da série de Webinários em saúde mental de 2022 acontece na próxima terça-feira (29)

A série será composta por três encontros virtuais, transmitidos pelo canal da ESP-MG no youtube, sempre às 15h, nos meses de março, abril e maio

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promovem a primeira série de Webinários em saúde mental de 2022, que terá como tema geral “Conferência de saúde mental: garantindo políticas públicas, cuidado e cidadania nos territórios”. Em maio de 2022, ocorrerá a Conferência Estadual de Saúde Mental e a ideia é abordar nos Webinários temáticas e questões do campo da saúde mental que também serão debatidas nas conferências municipais e estadual de saúde mental.

A série será composta por três encontros virtuais, transmitidos pelo canal da ESP-MG no youtube, sempre às 15h, nos meses de março, abril e maio, respectivamente, e contará com a participação de dois expositores por encontro. O objetivo dos Webinários é trazer elementos que permitam refletir sobre os desafios do cuidado em liberdade e da garantia de políticas públicas democráticas e promotoras de cidadania no campo da saúde.

O Webinário 01 acontecerá na próxima terça-feira, dia 29/03, às 15h, e o tema será “Conferência de saúde mental: o porvir do cuidado em liberdade da infância e da adolescência”.   Serão expositores neste Webinário, o Psicólogo e Coordenador clínico da RAPS de Brumadinho, Rodrigo Chaves Nogueira e o Psiquiatra de crianças e adolescentes, Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Professor associado e vice-diretor do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (UERJ), Rossano Cabral Lima. A mediação será feita pela Psicóloga, pós-graduada em Psicologia Hospitalar, Saúde Mental e Gestão e Planejamento Estratégico em Saúde, Professora da pós-Graduação em Saúde Mental da PUC Minas e Gerente do Centro de referência em saúde mental infanto-juvenil (Cersami) Nordeste, de Belo Horizonte, Ana Cristina Torga Saade.

A live será aberta ao público e os participantes poderão enviar perguntas aos convidados pelo chat durante a transmissão. Haverá declaração de participação para quem fizer o registro da presença no evento. O link será disponibilizado no início do Webinário.

A transmissão será pelo Canal da Escola no Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg

Os Webinários

A modalidade de ação educacional “Webinários de Saúde Mental”, promovida pela ESP-MG e SES-MG, é uma das atividades propostas para a implementação das ações de educação permanente, visando chegar com maior presteza e agilidade a todos os atores da Rede de Atenção Psicossocial de Minas Gerais (RAPS-MG), contando com a participação de profissionais com experiência e saberes na Saúde Mental.  A cada semestre, após avaliação dos dados, das dificuldades apontadas e identificadas no funcionamento da RAPS, e das metas a serem implementadas, os temas para os Webinários são delimitados.

Previsão e temas dos próximos encontros:

  • Webinário 02, dia 19/04: “Conferência de saúde mental: os desafios do cuidado em liberdade às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas”
  • Webinário 03, dia 10/05: “Conferência de saúde mental: a desinstitucionalização como resgate e afirmação da cidadania”

As transmissões dos Webinários acontecem sempre às 15h no canal do youtube da Escola.

Mais informações na ESP-MG pelo telefone (31) 3295-5360 e no portal http://www.esp.mg.gov.br.