Home > Comunicação > Notícias > Primeiro decêndio do FPM de junho de 2022 será creditado nesta sexta-feira

Primeiro decêndio do FPM de junho de 2022 será creditado nesta sexta-feira

Será creditado nesta sexta-feira, 10 de junho, nas contas das prefeituras mineiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1º decêndio do mês, no valor de R$ 667.848.579,43, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 834.810.724,29.

O primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30 (do mês anterior). Esse 1º decêndio, geralmente, sempre é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para junho inteiro. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 1º decêndio de junho de 2022, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, apresentou crescimento de 11,95%.

Quando o valor do repasse é deflacionado, retirando o efeito da inflação do período, comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento é de 2,27%.  Com relação ao acumulado do ano, verifica-se que o valor total do FPM vem apresentando crescimento. O total repassado aos municípios, até agora, apresenta crescimento de 24,97% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) em relação ao mesmo período de 2021. Ao retirar os efeitos da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2022 apresenta crescimento de 13,10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esses aumentos são observados e explicados, principalmente, por pagamentos atípicos de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e pelo diferimento das quotas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de acordo com a Receita Federal.

Mais informações no portal das transferências da AMM (clique aqui) e com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430.

Fonte: AMM, com informações da Agência CNM de Notícias.

Foto: Pixabay