Home > Coronavírus > Primeiro CQGP ONLINE capacitou servidores públicos sobre orçamento e financiamento em saúde para o enfrentamento da Covid-19

Primeiro CQGP ONLINE capacitou servidores públicos sobre orçamento e financiamento em saúde para o enfrentamento da Covid-19

“Orçamento e financiamento em saúde; ajustes necessários para o enfrentamento dos eventos da Covid-19” foi o tema do primeiro curso do CQGP ONLINE, que reuniu gestores e servidores públicos, nos dias 17 e 18 de junho, por meio de transmissão ao vivo; cada um na sua casa, respeitando as normas de distanciamento social durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, o curso foi fundamental para orientações aos municípios neste momento de pandemia. “Não apenas no planejamento e orçamento, mas nos gastos com os recursos neste momento. Reforçar o que são gastos e o que não são gastos com a saúde é fundamental para os municípios não sofrerem nenhuma penalidade futura. Outro ponto que podemos destacar é a importância de manter as justificativas das ações que são tomadas, neste momento, com base na legalidade das ações.”

No curso, os participantes tiveram acesso a informações sobre o financiamento e o orçamento público em saúde como o aporte legal, PPA, LDO e LOA; suplementação orçamentária; Orçamento em Saúde e a Programação Anual de Saúde – como reorganizar as ações com as atividades/serviços de combate à pandemia; e o processo contínuo de ações e serviços.

Promovido pelo Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP) da Associação Mineira de Municípios (AMM), o curso foi ministrado pela professora Marileni Martins, especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde.  A professora enfatiza que o Ministério da Economia e o Tribunal de Contas já publicaram documentos para orientar os gestores sobre como gastar essas verbas. “Este curso veio para dar uma luz aos gestores. Os alunos interagiram muito bem.”

CQGP on-line

Em tempos de coronavírus e distanciamento social, ainda não é aconselhável o deslocamento dos gestores e servidores municipais, até Belo Horizonte, para se capacitarem nos cursos oferecidos pela Associação Mineira de Municípios (AMM), por meio do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP).

Por isso, para levar conhecimentos fundamentais para a administração pública, os cursos do CQGP serão oferecidos on-line e já estão com as inscrições abertas. Assim como no presencial, cada capacitação terá oito horas, divididas em módulos.

Saiba mais sobre os cursos do CQGP AQUI.

Confira a entrevista com a professora na AMMTV: