Home > Comunicação > Notícias > Prestação de contas da assistência social pode ser feita até dia 28 de fevereiro

Prestação de contas da assistência social pode ser feita até dia 28 de fevereiro

Os gestores municipais podem fazer a prestação de contas dos recursos investidos em serviços e programas socioassistenciais, durante o exercício de 2018, até o dia 28 de fevereiro de 2020. O novo prazo foi instituído pela a Portaria 320/2019 da Secretaria Nacional de Assistência Social, publicada no dia 24 de dezembro.

De acordo com a justificativa trazida pela portaria, a data limite para preenchimento dos dados pela internet, por parte dos gestores e dos conselhos de Assistência Social, foi prorrogada por conta de problemas sistêmicos. Tais transtornos foram identificados na aba de “Serviços e Programas do Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico Financeira” no instrumento denominado Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico Financeira, no SUASWeb.

É preciso atenção especial dos gestores locais para as duas obrigatoriedades distintas: o preenchimento dos relatórios pelos gestores locais e a avaliação das informações pelos conselheiros. Até a data limite para prestação de contas, as duas ações devem estar concluídas.

A demanda é uma das etapas do processo de financiamento estabelecido pelo Ministério da Cidadania, tanto para o caso de transferência fundo a fundo quanto para convênios e contratos de repasse. A CNM destaca ainda que o novo prazo NÃO se estende à prestação de contas dos recursos dos Índices de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social e do Programa Bolsa Família e do CadÚnico (IGD-Suas/IGD-PBF).

Para essas duas obrigatoriedades, os prazos são:

⭕  IGD-SUAS: 26/12/2019

⭕  IGD-PBF: 31/12/2019

Fonte: CNM