Home > Comunicação > Notícias > Presidentes da AMM e do TCEMG destacam importância do XI Fórum de Contabilidade Pública Municipal durante abertura do evento nesta quarta (16)

Presidentes da AMM e do TCEMG destacam importância do XI Fórum de Contabilidade Pública Municipal durante abertura do evento nesta quarta (16)

A abertura do XI Fórum de Contabilidade Pública Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 16 e 17 de junho, aconteceu nesta manhã e contou com a presença do presidente da AMM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda; e do e do Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), José Alves Viana. Durante os dois dias, o Fórum leva a servidores de todo o estado, de forma online, palestra com especialistas sobre os principais assuntos que causam dúvidas e dificuldades para a gestão pública municipal na contabilidade e controle externo, como os impactos da Covid-19 nas finanças públicas.

“Este é um evento muito importante para a área contábil das prefeituras para ajudar a desembaraçar a gestão pública e os municípios acertem mais”, destacou Julvan Lacerda. Ele falou também sobre sua busca em tornar a AMM cada vez mais um apoio à administração pública municipal no que tange à capacitação para aprimorar os serviços. “E assim seguimos combatendo nosso problema de dentro pra fora, capacitando gestores e servidores municipais. E é muito bom saber que contamos com importantes parceiros, como o TCEMG, que possam passar sua expertise e contribuir para a melhoria de toda a gestão pública local.

O presidente do TCEMG, conselheiro José Alves Viana elogiou a atuação da AMM, ressaltando que a entidade consolidou sua atuação como representante dos municípios diante do Tribunal, trazendo frutos positivos para ambas. Viana também falou da importância dos contadores para a gestão pública. “São os contadores os responsáveis pelo encaminhamento da prestação de contas municipais todo ano e também nos possibilitam aprimorar nossos sistemas de remessas de informações ao tribunal”, disse.

A assessora contábil e de controle interno da AMM, Analice Horta, foi a mediadora do encontro. Na pauta do primeiro dia do Fórum, os participantes tiveram importantes palestras. A primeira teve como tema o impacto da Covid-19 nas Finanças Públicas, apresentada pela servidora do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucieni Pereira.

À tarde, o assunto foi sobre o SICOM, destacando os principais erros de envio e os impactos nos relatórios e na Prestação de Contas Anual, apresentada pela  Analista de Controle Externo da Coordenadoria para Desenvolvimento do Sicom (TCEMG), Elizabeth Regina Queiroz,

Confira a programação de amanhã(17)

  • 09h: Elaboração dos Instrumentos de Planejamento para 2022 – Palestrante: Lucy Freitas
  • 12h: Intervalo Para Almoço
  • 13h: Siafic – Desafios na implantação – Palestrante: Leandro Souto – Secretaria do Tesouro Nacional
  • 16h: Encerramento do evento