Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Presidente Julvan cumpre intensa agenda municipalista no terceiro dia da Marcha

Presidente Julvan cumpre intensa agenda municipalista no terceiro dia da Marcha

No terceiro dia da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou do painel com as frentes parlamentares, lideranças, senadores e deputados federais. Coordenada pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi, a discussão teve o objetivo de apresentar e discutir os projetos de interesse dos gestores locais que tramitam nas Casas.

Entre os pleitos, ele citou a redistribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS), a prorrogação do prazo para instalação dos aterros sanitários na Medida Provisória (MP) do Saneamento e as novas regras para consórcios públicos e licitações. Também foi comemorada a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 61/2015 no Senado Federal, nesta terça-feira, 9 de abril. A matéria, que agora volta para a Câmara, prevê o repasse direto dos recursos das emendas aos municípios. Diversos parlamentares retomaram o tema durante o painel.

Ciência e Tecnologia

À noite, o presidente da AMM participou de palestra do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. O astronauta fez um discurso intimista e depois apresentou a estratégia da Pasta de alinhar com os outros Ministérios soluções integradas: tecnologias para produção, beneficiando indústria, agronegócio, comércio e turismo; tecnologias para desenvolvimento sustentável, como reúso de água; e tecnologias sociais, a exemplo das assistivas: “Vamos transformar o país através da ciência e da tecnologia. Produzir conhecimento e riquezas, com novas empresas e serviços para ajudar na qualidade de vida das pessoas”, sinalizou.

Assembleia-Geral

O último compromisso foi a Assembleia Geral, com a diretoria e o Conselho Político da CNM, onde Julvan Lacerda solicitou a alteração da data do I Congresso Nacional de Improbidade Administrativa da entidade, que coincidiria com o Congresso Mineiro de Municípios, tradicional evento da AMM que será promovido nos dias 14 e 15 de maio. “É importante que estejamos todos presentes nesse encontro, e além disso, teremos a reunião do Conselho Político durante o nosso Congresso, e contamos com a presença de todos os presidentes das estaduais e da diretoria da CNM”. A demanda foi aprovada pelos presentes na Assembleia.

A Assembleia-Geral do movimento municipalista também aprovou o balanço patrimonial da CNM e apresentou o planejamento para os próximos três anos. A reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Glademir Aroldi, por membros da diretoria da Confederação e por consultores.

Participação 

Com participação expressiva e premiada na Marcha, os cerca de 500 prefeitos mineiros presentes rodaram os diversos eventos que aconteciam simultaneamente, enquanto outros participaram de arenas temáticas paralelas à programação principal.