O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, visitou a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) no dia 13 de julho. Na visita, foi tratado, principalmente, sobre o 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. “Convidamos os municípios de Minas Gerais e de todo o Brasil para participarem deste importante evento, não apenas para os mineiros, mas para todo o País”, convocou Marcos Vinicius.
O presidente da AMM também aproveitou a oportunidade para fazer gravações, no estúdio da entidade, de convites aos prefeitos de todo o País. A próxima edição do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial será entre os dias 11 e 13 de agosto deste ano, no município mineiro de Diamantina. O evento é promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Cultural (OCBPM), com apoio da AMM, da CNM e da prefeitura de Diamantina.
A localidade é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do País. O casario colonial, de inspiração barroca; as edificações históricas; as igrejas seculares; a belíssima paisagem natural e uma forte tradição religiosa, folclórica e musical são símbolos da riqueza cultural do município.
Diamantina teve seu Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1999. O município tem conservado numerosos edifícios e vem obtendo, ao longo dos anos, resultados decorrentes do desenvolvimento econômico e social, por meio da associação e utilização do patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento para o turismo.
O encontro tem por objetivo trabalhar a governança do turismo nas cidades Patrimônio Mundial e históricas brasileiras, de forma sustentável, bem como promover a utilização do patrimônio como atrativo de riquezas, desenvolvimento e seu aproveitamento pelo turismo, especialmente no momento pós-pandemia. O encontro tem, também, pauta internacional, em que serão discutidos os avanços e desafios das políticas públicas e celebrar os 50 anos da convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
É importante ressaltar que a AMM conta com uma assessoria técnica de Cultura e Turismo que trabalha com dados, eventos e informações relevantes para o desenvolvimento dessas duas áreas nos municípios mineiros. Um dos temas trabalhados neste ano, sobretudo no Congresso Mineiro de Municípios, foi interface da cultura e do turismo para uma gestão pública eficiente. Mais informações com a assessora técnica de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.
Evento
- Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial
- Data: de 11 a 13 de agosto
- Local: Diamantina (MG)
- Informações e inscrições: aqui.
Fonte: Agência CNM de Notícias