Home > Comunicação > Notícias > Presidente da AMM recebe medalha nas comemorações dos 110 anos do Detran-MG

Presidente da AMM recebe medalha nas comemorações dos 110 anos do Detran-MG

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, participou, na manhã desta quarta, 25 de maio, da cerimônia de comemoração pelos 110 anos do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), no auditório Juscelino Kubistchek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Na ocasião, Julvan recebeu a medalha comemorativa da entidade, conferida a representantes dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e dos âmbitos econômico e social, que de forma direta ou indireta, contribuíram para um trânsito mais seguro. A medalha foi entregue ao presidente pelas mãos do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Souza Carneiro.

“Fico muito feliz em ver nosso trabalho reconhecido. Agradeço imensamente a todos do Detran-MG por essa homenagem que nos fortalece para trabalhar mais em prol das boas ações das instituições mineiras”, declarou Julvan Lacerda, que é delegado licenciado.

História

O DETRAN/MG, órgão executivo do Sistema Nacional de Trânsito em Minas Gerais, é subordinado à Polícia Civil e tem sua origem em 1912, quando a Guarda Civil do Estado recebeu a incumbência de formar um contingente de policiais que se encarregou de exercer o policiamento do trânsito na capital devido ao crescimento do número de veículos automotores, como medida de segurança.

O DETRAN/MG faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é responsável pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por normas próprias, em todo o Estado. Entre as competências do órgão estão o planejamento, a coordenação, a execução e supervisão das atividades de trânsito, além da promoção da educação sobre o tema, a habilitação de condutores, e o fornecimento de documentação e serviços para veículos.

Para atender os mais de oito milhões de veículos em circulação no Estado, o departamento conta atualmente com unidades de atendimento em todos os municípios do estado.