Home > Comunicação > Notícias > Presidente da AMM participa do 1º fórum de urgência e emergência SAMU 192 Centro-Sul e destaca importância do fortalecimento do serviço

Presidente da AMM participa do 1º fórum de urgência e emergência SAMU 192 Centro-Sul e destaca importância do fortalecimento do serviço

O prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius, participou, na manhã desta quinta-feira (30/6), do 1º Fórum de Urgência e Emergência SAMU 192 Centro-Sul, em Tiradentes (MG).

Na solenidade, Dr. Marcos destacou a importância da qualificação dos profissionais para oferecer atendimento humanizado ao paciente. “No Leste de Minas, várias cidades não contavam com o serviço de urgência e emergência. Como médico, percebia a importância de implantar o serviço, que é fundamental no atendimento às vítimas em caso de emergência e para salvar vidas. E foi o que fizemos”, disse.

Dr. Marcos, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (CONSURGE), aproveitou a oportunidade para agradecer ao governo de Minas pelo empenho em implantar o SAMU 192 em todo Leste de Minas. “Antes, quase um 1,5 milhão de pessoas não contava com atendimento móvel de urgência e emergência. Quando eu assumi o consórcio, em 2020, conseguimos colocar em Coronel Fabriciano e implantar a primeira na região, atendendo 20 municípios. Ontem, avançamos mais. Com a ajuda do Governo, vamos conseguir oferecer atendimento de qualidade a 86 municípios com 100% de cobertura”, ressaltou.

No Fórum, foram discutidos temas como a Regulação das Urgências; Desafios e responsabilidades do SAMU e municípios; SUS fácil e integração com as centrais de urgência; A importância da integração da rede de urgência e emergência no infarto com supra e no déficit neurológico agudo; e Judicialização na saúde relacionado à urgência.