Home > Comunicação > Notícias > Presidente da AMM participa de Semana do Poder Legislativo em Senhora de Oliveira

Presidente da AMM participa de Semana do Poder Legislativo em Senhora de Oliveira

Deixar as paixões e construir um diálogo positivo entre o Executivo e o Legislativo municipal para a realização de um trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Essa foi a mensagem deixada pelo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, durante a abertura da Semana do Poder Legislativo, em Senhora de Oliveira, na noite desta segunda-feira, 13 de agosto.

De iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Senhora de Oliveira, André Cácio Fernandes, o evento recebeu representantes das câmaras municipais da região, além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias. “Ao trazer o presidente da AMM para o evento, nossa intenção é mostrar a importância de aproximar o prefeito do vereador, trabalhando unidos. Já conhecemos o Julvan, sabemos da força da entidade e queremos incentivar isso”, ressaltou.

Além da palestra sobre o papel fiscalizador do legislativo e sua importância nas políticas públicas dos municípios, o presidente Julvan destacou ainda a grave situação vivida pelo executivo municipal de todas as cidades de Minas Gerais, em detrimento do atraso e confisco dos repasses constitucionais que garantem o pagamento de servidores e da máquina pública. “A independência dos poderes é o validador do diálogo democrático. O desenho é bonito teoricamente, mas na prática ainda não exercemos como ele foi elaborado. Nós, municípios, somos meros executores de políticas publicas e ficamos à mercê dos outros entes federativos. Essa crise que vemos aí com o estado é reflexo disso”.

O prefeito de Senhora de Oliveira, Ricardo Silvino Rodrigues Milagres, concorda com o posicionamento da AMM e destacou que é importante mostrar para a população e para os vereadores o momento crítico que as prefeituras estão passando. “Julvan tem lutado em prol dos municípios, temos sofrido muito com essa incerteza dos repasses. Vou participar junto com os prefeitos mineiros da paralisação do dia 21 de agosto, pra ver se conseguimos alguma resposta do governo”.

O prefeito de Brás Pires, Itamar Cabral de Miranda, também participará da mobilização do dia 21 de agosto e ainda elogiou os serviços prestados pela Associação. “Uma das motivações para estar aqui foi a presença do Julvan no evento. Nós estamos a favor da mobilização do dia 21, eu e os prefeitos da região atenderemos ao chamado e vamos parar as prefeituras no dia 21 para ir a Belo Horizonte e cobrar uma postura do governo. Nossa dificuldade está grande. Nossa preocupação deveria ser com obras, com feitos para a população, mas agora a preocupação é com os salários e um constante temos de não darmos conta de pagar as contas no final do mês”.

Saiba mais sobre a mobilização do dia 21 de agosto aqui.