Home > Comunicação > Notícias > Presidente da AMM participa de reunião do CIAS Centro-Oeste em Perdigão e destaca a importância dos consórcios para o desenvolvimento dos municípios

Presidente da AMM participa de reunião do CIAS Centro-Oeste em Perdigão e destaca a importância dos consórcios para o desenvolvimento dos municípios

Para participar de reunião do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário Centro-Oeste (CIAS Centro-Oeste), com o intuito de manter o diálogo de união dos prefeitos (as) eleitos e reeleitos em defesa da pauta municipalista, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, esteve no município de Perdigão na manhã do último sábado.

Entre as autoridades que conduziram a assembleia, também estavam o prefeito de Perdigão e presidente do consórcio, Gilmar Teodoro; o vice-presidente do CIAS e prefeito de Abaeté, Armando Greco e o secretário-executivo do CIAS, Egídio de Pádua Corrêa.

Julvan Lacerda destacou que o consórcio intermunicipal é uma ferramenta que pode trazer um aperfeiçoamento da gestão. “Sabemos que os municípios têm que economizar centavos, diferente da União, do Estado, que gastam bilhões. Os consórcios são uma forma de termos mais eficiência e conseguirmos prestar um bom serviço ao cidadão”.

Ele ressaltou que a AMM é uma incentivadora dessa forma de associação entre os prefeitos.  “Porque é uma solução, principalmente em Minas Gerais, onde 65% dos municípios têm menos de 12 mil habitantes, a saída é negociar”.

O presidente da Associação explicou também que a parceria dos consórcios e das microrregionais com a AMM são fundamentais para que seja possível disseminar e informar aos 853 prefeitos do estado que existe essa possibilidade e que os consórcios são talvez o único meio de atenderem as expectativas dos cidadãos. “Hoje já está comprovado que não é possível fazer uma boa governança se não tiver o consórcio, porque ele ajuda a ganhar escala, trabalhar conjuntamente, baratear os preços,  viabilizando políticas públicas que o município sozinho não conseguiria fazer, como o saneamento básico”, disse.

Estiveram presentes na reunião prefeitos, secretários e servidores municipais de: Perdigão, Tapiraí, Divinópolis, Leandro Ferreira, Conceição do Pará, Araújos, Córrego Danta, São José da Varginha, Papagaios, São Sebastião do Oeste, Abaeté, Pompéu, Bambuí, Nova Serrana, Paineiras, São Gonçalo do Pará, Dores do Indaiá, Quartel Geral, Pitangui, Moema, Onça de Pitangui, Luz, Martinho Campos e Maravilhas. Os municípios de Mateus Leme, Carmo do Cajuru e Florestal, que não fazem parte do consórcio, também compareceram na reunião.

CIAS CENTRO-OESTE

O Consórcio Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro – CIAS CENTRO OESTE é composto por 34 municípios e já possui duas áreas de terra, uma em Quartel Geral- MG e outra em Nova Serrana- MG, áreas estas, onde serão construídos sistemas adequados de tratamento dos R.S.U. (Resíduos Sólidos Urbanos). Serão construídos também áreas de transbordo para que o lixo não seja transportado em longas distâncias por caminhões pequenos e por vezes, sem proteção adequada dos resíduos. O objetivo é dar disposição final ao lixo, evitar danos, riscos à saúde pública e a segurança dos cidadãos, além de amenizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente.